76 views 2 mins

Negociação de dívidas em atraso em mutirão nacional

em Economia
segunda-feira, 07 de março de 2022

A Febraban, em parceria com o Banco Central, a Senacon e os Procons de todo o país, promove o Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira até o próximo dia 31, em que consumidores poderão negociar suas dívidas com os bancos. A iniciativa permitirá que pessoas físicas com dívidas atrasadas, em instituições financeiras, tenham a oportunidade de quitar seus débitos e, ainda, ter acesso a conteúdo sobre educação financeira.

O alvo da campanha são as pessoas físicas que não possuem bens dados em garantia; que estejam em atraso e em nome de uma pessoa natural; e que as dívidas tenham sido contraídas de bancos ou financeiras. Verifique no link: (mutirao.febraban.org.br) a preparação prévia da negociação, com o objetivo de promover orientação financeira ao consumidor até o envio de propostas de negociação na plataforma de mediação ConsumidorGovBr.

Na página do mutirão, o consumidor encontra também ferramentas que permitem, por exemplo, consultar suas dívidas, como o sistema do Banco Central (https://registrato.bcb.gov.br/registrato/login/) por meio do qual é possível acessar o Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR). O consumidor pode optar por negociar com a instituição credora dentro da plataforma ConsumidorGovBr (consumidor.gov.br), ou diretamente com os canais digitais de negociação dos bancos (ABr).