94 views 40 secs

Micro e pequenas impulsionaram busca por crédito

em Economia
quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

A busca das empresas por crédito cresceu 20,0% em janeiro na comparação com o mesmo mês de 2021. De acordo com o Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian, os micro e pequenos negócios tiveram um desempenho expressivo na procura pelo recurso financeiro, marcando alta de 21,2%. Por outro lado, os empreendimentos de médio e grande porte tiveram baixa, essas de 13,1% e 16,4%, respectivamente.

De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, os projetos de acesso ao crédito disponibilizados pelo governo para as empresas de portes menores estão impactando os números do índice. “Essas empresas ainda necessitam das linhas de crédito para recuperar o funcionamento dos negócios ao níveis pré-pandemia, por isso, incentivos como o Programa Estímulo ao Crédito (PEC), vêm trazendo resultados e impulsionando esses empreendedores a demandarem mais pelo recurso financeiro”.

A análise ano a ano também revelou que as empresas do setor de Serviços foram as que mais buscaram por crédito, com aumento de 37,2%. Percentual muito superior aos outros segmentos, já que as Industrias marcaram alta de 11,1% e o Comércio de apenas 3,5% (AI/Serasa Experian).