91 views 2 mins

Melhoramento genético para sustentabilidade do café conilon brasileiro

em Economia
segunda-feira, 27 de julho de 2020

Café colinon: cuidados para evitar perdas e tecnologias sustentáveis. Foto: Incaper

A produção mundial de café para o ano cafeeiro de 2019/2020 foi estimada em, aproximadamente, 168 milhões de sacas de 60kg, das quais 95,3 milhões de café arábica, o que corresponde a 56,7% do total da safra global, e 72,7 milhões de sacas da espécie conilon, volume que equivale a 43,3% do total. No Brasil a produção é estimada em aproximadamente 60 milhões de sacas de 60kg, dos quais 45 milhões de café arábica e 15 milhões de conilon.

Ao analisarmos apenas o desempenho do café da espécie conilon, cujo maior produtor é o Vietnã com a safra estimada em cerca de 30 milhões de sacas, o que corresponde a 41% do total, percebemos que o Brasil, ao produzir 15 milhões de sacas, é responsável por 20% da safra mundial. Os três principais estados produtores do Brasil, em ordem crescente, são: Bahia com a média da safra estimada em 2,2 milhões de sacas, Rondônia com 2,3 milhões e o Espírito Santo, maior produtor brasileiro da espécie, com a safra estimada em aproximadamente 10 milhões de sacas, 66,6% da produção brasileira e 13,7% de toda a safra mundial da espécie.

Há mais de 40 anos investindo em pesquisas e no desenvolvimento de tecnologias no Estado do Espírito Santo, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) é um dos grandes responsáveis pelo sucesso da cafeicultura capixaba. Dentre as pesquisas que realiza está o desenvolvimento de cultivares de cafeeiro que sejam adaptadas às características climáticas do Estado, além de possuírem outros atributos positivos como alta produtividade, tolerância e resistência a pragas e doenças (AI/Embrapa Café).