106 views 2 mins

Lojas de shopping devem contratar 32 mil pessoas em SP

em Economia
quinta-feira, 15 de outubro de 2020

Após a reabertura ampliada para 12 horas (das 10h às 22h) nos shoppings da capital e grande SP, a Alshop fez uma sondagem com lojistas associados a entidade. O resultado da pesquisa mostra que os lojistas devem contratar 32 mil pessoas, o que corresponde a cerca de 1/4 do contingente dispensado por conta da pandemia. Dessa forma, para o período natalino, os empresários não devem contratar novos temporários como tradicionalmente ocorre no comércio.

“Com a ampliação para 12 horas e a retomada do horário normal aos domingos e feriados entre 12h e 20h, o ritmo de contratações na verdade só ajuda a repor parte das vagas perdidas uma vez que o movimento segue baixo mas se recuperando pouco a pouco.”, comenta, Nabil Sahyoun, presidente da Alshop. Em nível nacional, boa parte dos 577 shoppings já retomaram a atividade do comércio em horário normal há mais tempo. Quando isso ocorrer cerca de 200 mil pessoas devem ser reintegradas nas próximas semanas.

“Estamos atendendo ao princípio do varejo que é responder o anseio do consumidor: ele está saindo mais de casa e essa ampliação melhora a condição de compra com mais segurança sem risco de aglomerações, enquanto as vendas vão se recuperando gradativamente e se preparando para datas importantes do comércio como a Black Friday e o Natal”, diz Sahyoun.

A próxima data relevante para o comércio é a Black Friday, programada para 27 de novembro. Embora tenha maior importância para o e-commerce, as lojas físicas devem registrar aumento de movimento especialmente nos shoppings e centros de compra. Nas próximas semanas, a Alshop irá divulgar uma pesquisa mais ampla sobre a expectativa para a Black Friday no varejo físico do país (AI/Alshop).