93 views 37 secs

Janeiro começa com alta de 2,7% nas vendas do varejo

em Economia
segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

O movimento de vendas do varejo paulistano cresceu 2,7% na primeira quinzena de janeiro, na comparação com igual período do ano passado. O resultado foi puxado pelas vendas à vista (4,1%), reflexo da demanda por itens típicos do verão e de início do ano. O número faz parte do Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

“A moda praia e produtos de drogaria, como protetor solar e bronzeador, ajudam a impulsionar essas vendas à vista. Tem também a procura por material escolar, que contribuiu com a alta”, explica Emilio Alfieri, economista da ACSP. Já as vendas a prazo, que costumam refletir a procura por itens de maior valor, como eletrônicos e eletrodomésticos, cresceram menos, registrando alta de 1,3% nessa primeira quinzena do ano frente igual período de 2019.

Na comparação com a primeira quinzena de dezembro de 2019, o movimento de vendas cai 38,4%. Esse é um resultado sazonal para a cidade de São Paulo, reflexo da base forte do final do ano passado e do tradicional êxodo do paulistano para o litoral e o interior, o que enfraquece o varejo da capital paulista (AI/ACSP).