Indicadores das pequenas indústrias estão melhores que no ano passado

Comparando com o ano de 2019, alguns indicadores das micro e pequenas indústrias (MPI’s) do estado de São Paulo apresentam melhoras, mas o resultado de janeiro de 2020, comparado a dezembro 2019, segue estável. Os dados fazem parte da 83ª rodada do Indicador de Atividade da Micro e Pequena Indústria de São Paulo, encomendado pelo Sindicato da Micro e Pequena Indústria (Simpi) ao Instituto Datafolha.

Mesmo que alguns indicadores estejam melhores este ano, ainda não foi possível compensar as perdas sofridas com os resultados negativos dos últimos anos. A satisfação com o faturamento melhorou 12% no mês de janeiro de 2020 em relação a janeiro de 2019 e se manteve estável comparando com dezembro/2019. A pesquisa mostrou que 43% das MPI’s consideraram o faturamento ótimo/bom, comparado com janeiro de 2019 eram 31%, como mostra o gráfico abaixo:

O Índice de Contratação e Demissão fechou o primeiro mês de 2020 com a marca de 101 pontos, bem próximo da margem de estabilidade. Esta pontuação significa que houve mais contratações do que demissões. Em janeiro o Índice de Expectativa alcançou 167 pontos, este é mesmo resultado de fevereiro do ano passado. Está é a maior pontuação registrada desde março de 2013, quando a pesquisa começou.

O presidente do Simpi, Joseph Couri, comenta os indicadores do primeiro mês de 2020. “O índice de expectativa está alto e começa a se refletir em alguns indicadores econômicos. E, quanto ao crédito, o anúncio da queda na taxa de juros não chegou na ponta, para o tomador”, destacou (AI/Simpi).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap