71 views 2 mins

Governo Federal aposta no sucesso da venda dos aeroportos

em Economia
terça-feira, 26 de maio de 2020

A previsão é ofertar, na sexta rodada, 22 aeroportos agrupados em três blocos regionais. Foto: Fernando Frazão/ABr

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, disse que aposta no sucesso do programa de concessões de aeroportos públicos à iniciativa privada. Para ele, o projeto de transferir os 43 terminais hoje administrados pela Infraero à iniciativa privada não será afetada pelas consequências econômicas da pandemia da covid-19. “Por mais surpreendente que possa parecer, digo que nós vamos arrebentar na venda de aeroportos”, disse Freitas durante seminário virtual com investidores do banco Santander.

“Como assim? O mercado aéreo parou e vocês vão vender aeroportos?”. E eu respondo, vamos. E vamos vender pra caramba. Vamos vender os 43 aeroportos. Por uma razão simples, ousadia”, dissse o ministro, destacando que a oferta brasileira atrairá investidores estrangeiros em busca de boas oportunidades de negócios. Freitas, garantiu que o governo vai extinguir a obrigatoriedade de que 15% do capital do grupo econômico que assuma um aeroporto pertença a uma empresa aeroportuária.

“Vamos acabar com a restrição, permitindo que qualquer um possa operar um aeroporto com o suporte de um operador aeroportuário. Isto abre espaço para os fundos de investimento, fundos de pensão, fundos soberanos. O que já está repercutindo bem no mercado”, disse o ministro, confirmando a realização da sexta rodada de concessão para o primeiro trimestre de 2021, provavelmente, para o dia 21 de março.

“Estamos muito confiantes. E essa confiança não é desarrazoada. Ela nasce das conversas que temos tido com os investidores. Sabemos que estamos no caminho certo e vamos começar a perceber isso com os primeiros leilões bem-sucedidos. E vamos caminhando a passos lentos para atingir nossa meta de R$ 239 bilhões”, disse Freitas, garantindo que não faltará linhas de créditos (ABr).