80 views 43 secs

Expressiva a inadimplência das micro e pequenas empresas

em Economia
sexta-feira, 06 de agosto de 2021

A inadimplência atingiu 5,42 milhões de micro e pequenas empresas em junho. Embora o número seja expressivo, representa a segunda queda do ano, essa de 0,6% em relação a maio, quando 5,45 milhões de MPEs estavam com o nome no vermelho. O cenário também é de melhora, principalmente, para os segmentos de Comércio e Serviços, que representam as maiores parcelas do total de empresas e marcaram baixa de 0,6%.

Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, a retomada econômica demonstrada no primeiro trimestre teve continuidade nos meses seguintes e está diretamente ligada ao cenário de saúde no país. “O avanço da vacinação é um dos principais fatores para a melhora dos níveis de inadimplência entre as empresas, pois aumenta a confiança dos empresários, normaliza cada vez mais o funcionamento dos negócios e gera um alívio ao fluxo de caixa”.

Além disso, as vendas online foram outro fator determinante para a melhora do fluxo de caixa das empresas, já que 85,8% dos entrevistados pretendem continuar com o modelo de comercialização digital após a pandemia, enquanto 63,0% confirmaram que essa adaptação trouxe benefícios para os negócios (AI/Serasa Experian).