71 views 5 mins

Economia 29 a 31/10/2016

em Economia
sexta-feira, 28 de outubro de 2016
Pesquisa mostra que lojistas estão otimistas quanto ao comportamento da economia.

Confiança do Empresário do Comércio avançou em outubro

Pesquisa mostra que lojistas estão otimistas quanto ao comportamento da economia.

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), medido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), cresceu 18,7% em outubro deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado

Essa foi a maior alta registrada pela pesquisa, segundo a CNC, e é a quarta taxa positiva nesse tipo de comparação.
Na comparação com setembro último, a alta foi de 1%, o sexto aumento consecutivo.
O crescimento de 18,7% na comparação com outubro de 2015 foi puxado principalmente pela avaliação dos empresários do comércio em relação ao momento atual. Sua satisfação com a situação da economia aumentou 101,3%. O empresariado também está mais otimista com o momento do setor (35,8%) e de seu próprio negócio (15,7%).
Há ainda melhora nas opiniões em relação ao futuro da economia (37,6%), do comércio (19,1%) e da empresa (10,4%). Mais empresários também esperam contratar funcionários (21%). No entanto, houve queda em relação aos investimentos na empresa (-0,7%) e na avaliação da situação dos estoques (-4,2%) (ABr).

Decisão de validar corte de ponto de servidores divide opiniões

Apesar da possibilidade do corte no salário, pode haver negociação.

A decisão do STF de validar o corte de ponto de servidores públicos que decidirem entrar em greve não é nova, disse o especialista em Direito Constitucional e professor da UnB, Paulo Henrique Blair de Oliveira.
Para ele, a lei de greve vigente no setor privado não resolve questões do serviço público, como o princípio da anterioridade orçamentária. “Há o esquecimento do fato de que o poder público não tem capacidade de negociar porque os gastos são previstos com um ano de antecedência”, disse.
“Se o servidor repuser o serviço, ele tem direito ao pagamento, mas se ele não repuser a consequência é catastrófico para a população. Vamos ter um acúmulo em serviços que não deveriam estar atrasados, isso já é uma dificuldade”, argumentou. Apesar da possibilidade do corte no salário, isso não impede a negociação para compensação dos dias não trabalhados.
A Força Sindical e a CUT, criticaram a decisão do STF. Segundo as entidades, a medida enfraquece a democracia, ameaça o direito de greve e deixa os funcionários públicos sem opção para pressionar os governos nas negociações dos reajustes salariais. Para o presidente nacional da CUT, Vagner Freitas, com essa decisão, “o Supremo deu mais um passo em direção ao retrocesso das relações de trabalho no país” (ABr).

Desemprego contribuiu para aumento de 6% das microempresas

São Paulo – A abertura de empresas de janeiro a setembro no País cresceu 1% sobre igual período do ano passado, segundo levantamento da Boa Vista SCPC. Mas o destaque recaiu sobre as Microempresas Individuais (MEIs), que cresceram 6% na mesma base de comparação. Segundo o economista-chefe da Boa Vista SCPC, Flávio Calife, muito deste crescimento de novas empresas, especialmente de porte micro, tem raiz no elevado índice de desemprego.
Sem perspectivas de voltar ao mercado de trabalho num ambiente econômico adverso, os trabalhadores estão empregando suas verbas rescisórias no negócio próprio. “As MEIs estavam crescendo a 14% no trimestre passado. São empresas com faturamento mensal de até R$ 5 mil ou até R$ 60 mil anuais”, disse o economista. Ou seja, são empreendimentos abertos para gerar renda equivalente ao que o empreendedor conseguia quando trabalhava de empregado.
O crescimento das microempresas elevou em 3,5 pontos porcentuais a participação desse segmento, totalizando 74,2% das novas empresas, enquanto as demais categorias perderam representatividade. Em relação ao segundo trimestre, no entanto, a abertura total de empresas recuou 2% (AE).