87 views 6 mins

Economia 17/02/2016

em Economia
terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Governo quer ampliar serviços digitais à população

São digitais a minoria dos serviços prestados pelo governo. Mas o plano é muito agressivo.

O governo quer oferecer a maioria dos seus serviços à população pela internet, segundo afirmou o secretário de TI do Ministério do Planejamento, Cristiano Heckert

Ele assinou ontem(16), em Brasília, um plano de trabalho para que analistas de TI trabalhem em oito ministérios. Até a metade do ano será concluído o levantamento dos serviços oferecidos pelos órgãos públicos. Mas Heckert disse que ainda não é possível definir um prazo para ampliar a oferta de serviços digitais.
“Desenhado esse universo, a gente consegue mapear o processo de cada serviço desde o início até resolver o problema final do cidadão. E identificar quais das etapas são passíveis de serem informatizadas”, disse. “Claro que a gente quer informatizar 100% e em muitos casos será possível. Isso é um trabalho de articulação com os órgãos. Hoje, a minoria dos serviços prestados pelo governo são digitais. Mas nosso plano é muito agressivo”, acrescentou­.
De acordo com o secretário, a maioria dos órgãos públicos não têm catálogo de serviços prestados à população, embora um decreto de 2009 tenha estabelecido a publicação na Carta de Serviços ao Cidadão. No plano de trabalho assinado com os órgãos, uma das metas é ter 100% dos serviços prestados à sociedade listado no Portal de Serviços do Governo, até junho de 2016. Outra meta é que 50% desses serviços sejam oferecidos digitalmente até dezembro de 2017 (ABr).

Bancos chineses concederam valor recorde de crédito

Bancos temporario

Os bancos chineses concederam em janeiro valor recorde de crédito de 2,52 bilhões de yuan (345 bilhões de euros), em um período em que a segunda maior economia mundial cresce ao ritmo mais lento desde 1990. O valor, quatro vezes superior ao registrado em dezembro, foi divulgado ontem (16) pelo Banco do Povo da China (Pboc, Banco Central) e supera o recorde anterior, de 1,89 bilhão de yuan (260 bilhões de euros), fixado em março de 2009.
Esse aumento do crédito coincidiu com a decisão do Banco Central de fazer uma série de injeções no sistema financeiro, visando a aumentar a liquidez, que começaram em 19 de janeiro, dia em que foram publicados os dados sobre o crescimento da economia chinesa em 2015 – de 6,9%. Ainda que nesse período do ano seja normal haver um aumento do crédito, o valor representa crescimento de 70,2% em relação ao mesmo mês de 2015.

Imposto sobre viagens ao exterior

O senador Álvaro Dias (PV-PR) espera que o governo reduza a alíquota de imposto que incide sobre a remessa de dinheiro remetido ao exterior para o pagamento, feito no Brasil, referente a despesas de viagens internacionais, como hotéis, cruzeiros e hospedagem.
Adotada desde o início deste ano, a alíquota de 25%, na opinião de Alvaro Dias, deveria ser de, no máximo, 6%. Se isso não ocorrer, alertou ele, a situação das agências de turismo poderá piorar.
Esse segmento, disse o senador, já sofre com a queda nas vendas de viagens internacionais por causa da desvalorização do real e com a desistência de pacotes com destino ao Nordeste, em decorrência do zika vírus.
“Estima-se que, mantida a alíquota de 25 por cento cobrada sobre as viagens internacionais, que afugenta os clientes das agências e das operadoras de turismo, aproximadamente 185 mil empregos diretos do setor e 450 mil empregos indiretos poderão ser ceifados. Nós não podemos, de forma alguma, deixar de priorizar o emprego nesse momento de crise, de recessão, de inflação e de desemprego”, afirmou o senador (Ag.Senado).

Alguns países vão congelar produção de petróleo

Os governos da Arábia Saudita, Rússia, Venezuela e Qatar decidiram congelar a produção de petróleo nos níveis de janeiro, informou o ministro da Energia e Indústria do Catar e presidente de turno da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), Mohamed Saleh al Sada, durante entrevista em Doha.
“Com o objetivo de estabilizar o mercado do petróleo, acordamos congelar a produção nos níveis de janeiro”, disse ele. Adiantou esperar que os outros países produtores de petróleo, sejam ou não membros da Opep, apliquem a mesma iniciativa.
O ministro anunciou que liderará uma ronda de contatos com outros países como o Irã e o Iraque. Na entrevista, também estiveram presentes o ministro do Petróleo e Recursos Minerais saudita, Ali al Nuaimi, o titular da Energia russo, Alexander Novak, e o ministro do Petróleo venezuelano, Eulogio del Pino (Ag. Lusa).