73 views 7 mins

Economia 13 a 15/01/2018

em Economia
sexta-feira, 12 de janeiro de 2018
O Ministério da Fazenda ressaltou que uma melhoria na classificação do Brasil só será possível por meio da aprovação das medidas fiscais.

Fazenda reforça compromisso com ajuste fiscal e reformas

O Ministério da Fazenda ressaltou que uma melhoria na classificação do Brasil só será possível por meio da aprovação das medidas fiscais.

Após a decisão da Standard & Poor’s de rebaixar a nota da dívida pública brasileira, o Ministério da Fazenda pediu o engajamento do Congresso na aprovação das reformas estruturais. Em nota, a pasta informou que o governo está comprometido com o ajuste fiscal

“O governo reforça seu compromisso em aprovar medidas como a reforma da Previdência, tributação de fundos exclusivos, reoneração da folha de pagamentos, adiamento do reajuste dos servidores públicos, entre outras iniciativas que concorrem para garantir o crescimento sustentável da economia brasileira e o equilíbrio fiscal de longo prazo”, destacou o texto. O Ministério da Fazenda pediu ainda empenho dos parlamentares para aprovação das medidas.
“Sempre contamos com o apoio e com a aprovação das medidas necessárias para o país pelo Congresso e temos certeza que o mesmo continuará a trabalhar em favor das reformas e do ajuste fiscal fundamentais para o Brasil”. No comunicado, o Ministério da Fazenda ressaltou que uma melhoria na classificação do Brasil só será possível por meio da aprovação das medidas fiscais propostas e destacou que a S&P reconhece esforços recentes do governo para melhorar as contas públicas e melhorar a produtividade do país.
Entre as medidas citadas pela Fazenda estão o teto de gastos públicos, a reforma trabalhista, o programa de recuperação fiscal dos estados, a reabertura do setor de óleo e gás, a reformulação das políticas de crédito do BNDES e a nova Taxa de Longo Prazo (TLP), que corrige os financiamentos do banco (ABr).

Empresa alemã assume aeroporto de Fortaleza

Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza.

Uma das vencedoras do leilão de concessão de terminais realizado em março de 2017, uma empresa da Alemanha assumiu o Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza. A Fraport já imprime sua marca no terminal cearense, onde a nova identidade visual já está nos painéis de informação desde o dia 2 deste mês, quando a empresa recebeu simbolicamente as chaves do aeroporto.
A nova gestão será feita em conjunto com a Infraero pelos próximos 3 meses e o contrato de concessão é de 30 anos. Os termos do contrato obrigam a companhia alemã a desenvolver a infraestrutura do local. Estão previstas, entre outras intervenções, a expansão do terminal e o aumento das pistas de pouso e decolagem. Para este primeiro trimestre, o terminal deverá ter melhorias no ar-condicionado, iluminação, sinalização e no sinal de internet sem fio.
O terminal também já conta com um novo site com informações sobre voos e serviços. Os investimentos devem somar R$ 600 milhões e a expectativa é de que a movimentação de passageiros cresça 5% ao ano. O início da operação do centro de conexões da Air-France/KLM, em maio, será responsável por parte do aumento do fluxo de passageiros. O aeroporto terá cinco novos voos internacionais, ligando Fortaleza a Amsterdã e a Paris. Também será feito o reforço de destinos nacionais operados pela Gol (ABr).

Volume de serviços cresceu 2,3% no acumulado do ano

O volume do setor de serviços cresceu 1% no país de outubro para novembro de 2017, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada no Rio de Janeiro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A alta veio depois de duas quedas do setor: de 0,8% em outubro e de 0,1% em setembro.
Nos outros tipos de comparação temporal, os serviços tiveram quedas de 0,7% na comparação com novembro de 2016, de 3,2% no acumulado do ano e de 3,4% no acumulado de 12 meses. Cinco dos seis segmentos de serviços pesquisados pelo IBGE tiveram aumento de outubro para novembro. Três deles acusaram alta de 0,9%: serviços prestados às famílias, serviços de informação/comunicação e as atividades turísticas.
Os serviços de transportes e correios tiveram alta de 0,6% e os serviços profissionais, administrativos e complementares, de 0,2%. Já os outros serviços mantiveram, em novembro, o mesmo volume de outubro. A receita nominal do setor de serviços teve alta nos quatro tipos de comparação temporal: 1,2% de outubro para novembro, 4,3% na comparação com novembro de 2016, 2,3% no acumulado do ano e 1,9% no acumulado de 12 meses (ABr).

Setor moveleiro ensaia recuperação

Os índices levantados pelo setor de Inteligência Comercial do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) mostram o princípio de uma recuperação para o setor moveleiro. De janeiro a novembro de 2017, pela primeira vez em quatro anos, a produção industrial acumulada foi positiva – 4,4% em relação ao mesmo período de 2016.
Em relação aos postos de trabalho, foram criados 2.847 novas vagas pela indústria moveleira. Considerando a expectativa de reaquecimento do mercado, cerca de 200 fabricantes de mobiliário residencial, corporativo e complementos preparam suas novidades para a Movelsul Brasil, a maior feira do setor da América Latina que acontecerá entre 12 a 15 de março, no polo Bento Gonçalves.
Diversas ações de inteligência em negócios são planejadas para acontecer durante a feira, com o objetivo de promover um ambiente assertivo para os principais lojistas de móveis do Brasil e importadores de 50 nacionalidades (Sindimóveis).