77 views 6 mins

Economia 05 a 07/05/2018

em Economia
sexta-feira, 04 de maio de 2018
Inflacao temporario

Inflação para famílias de renda mais baixa fica em 0,31%

Inflacao temporario

O Índice de Preços ao Consumidor – Classe 1 (IPC-C1), que mede a variação de preços da cesta de compras de famílias com renda até 2,5 salários mínimos, registrou inflação de 0,31% em abril. A taxa é superior ao 0,08% de março.

Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), que divulgou na sexta-feira(4) os dados no Rio de Janeiro, o IPC-C1 acumula inflação de 1,65% em 12 meses. As taxas são inferiores às observadas pelo Índice de Preços ao Consumidor – Brasil (IPC-BR), que mede a inflação para todas as faixas de renda e que acusou 0,34% em abril e 2,98% em 12 meses.
Cinco das oito classes de despesa componentes do IPC-C1 apresentaram alta em suas taxas de variação de março para abril: alimentação (de -0,27% para 0,25%), saúde e cuidados pessoais (de 0,30% para 1,32%), educação, leitura e recreação (de zero para 0,15%), despesas diversas (de 0,03% para 0,29%) e comunicação (de -0,25% para -0,18%).
Dois grupos tiveram queda na taxa: transportes (de 0,38% para -0,16%) e vestuário (0,43% para 0,32%). O grupo habitação repetiu em abril a taxa de variação do mês anterior: 0,23% (ABr).

EUA e China negociam para evitar Guerra Comercial

aaaa temporario

A China e os Estados Unidos entraram em um acordo na sexta-feira (4) para estabelecer um “mecanismo de trabalho para estreitar a sua comunicação sobre suas disputas comerciais”, informou a agência “Xinhua”. De acordo com a publicação, os dois países reconheceram que possuem “grandes diferenças” entre eles, mas que isso não impossibilitará de “continuar trabalhando” para resolvê-las.
Este novo mecanismo foi anunciado no segundo dia das negociações entre uma delegação norte-americana, liderada pelo secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, e as autoridades chinesas, em Pequim. O objetivo dos Estados Unidos é apresentar aos chineses algumas reclamações comerciais, principalmente sobre equilibrar a balança de pagamentos e solicitar maior proteção aos direitos da propriedade intelectual.
Por sua vez, os chineses consideraram as ofertas dos norte-americanos “injustas”. Pequim e Washington estão há meses travando uma grande guerra comercial. Tudo começou após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobretaxar a importação de aço e alumínio, dois dos principais produtos de exportação do país asiático (ANSA).

PETROBRAS INICIA FASE DA VENDA DA REFINARIA DE PASADENA

A Petrobras informou na sexta-feira (4), no Rio de Janeiro, em comunicado ao mercado, o início da fase vinculante referente à alienação das ações detidas pela subsidiária Petrobras America Inc (PAI) nas empresas que compõem o sistema de refino de Pasadena, em Houston, nos Estados Unidos.
O anúncio se dá em continuidade ao comunicado divulgado em 8 de março. Segundo a empresa, “nessa etapa do projeto os interessados habilitados na fase anterior receberão cartas-convite com instruções detalhadas sobre o processo de desinvestimento, incluindo as orientações para a realização de due diligence [busca de informações] e para o envio das propostas vinculantes”.
Segundo a estatal, a divulgação ao mercado está ”em consonância com a Sistemática para Desinvestimentos da Petrobras e alinhada ao regime especial de desinvestimento de ativos pelas sociedades de economia mista federais, previsto no Decreto 9.188/2017” (ABr).

Chape relembra tragédia do Torino

 temporario

A Chapecoense homenageou o Torino na sexta-feira (4), por ocasião do 69º aniversário da Tragédia de Superga, quando um acidente aéreo dizimou o elenco do clube italiano mais poderoso da época. Em seu Twitter, a Chape postou uma foto daquele “Grande Torino”, sob a mensagem “Torino e Chape, unidos pelo destino, para sempre amigos”, escrita em italiano. O “Toro” agradeceu pela homenagem e respondeu com um “obrigado, irmãos”.
Em 4 de maio de 1949, o avião que levava a delegação do Torino se chocou contra a colina da Basílica de Superga, em Turim, matando as 31 pessoas a bordo. A equipe vitimada pela tragédia é considerada ainda hoje uma das melhores da história do futebol italiano e era a base da seleção nacional na época. Desde o acidente aéreo com a delegação da Chape, em novembro de 2016, com 71 mortos, os dois clubes vêm mantendo uma relação próxima e com frequentes trocas de homenagens (ANSA).