60 views 2 mins

DF flexibiliza uso de máscaras em ambientes abertos

em Economia
quarta-feira, 03 de novembro de 2021

O Distrito Federal (DF) é mais uma unidade da Federação que passa a flexibilizar as regras para o uso de máscaras de proteção contra a covid-19. Desde ontem (3), em ambientes abertos como ruas, clubes e parques, o uso fica liberado. A proteção, no entanto, continua sendo obrigatória no transporte público, comércio, indústrias e em áreas comuns de condomínios. O mesmo decreto reduz a necessidade de distanciamento entre as mesas em restaurantes, bares e centros gastronômicos. A atualização permite a diminuição do espaçamento de dois para um metro.

Outra novidade do documento é que aulas coletivas em academias também estão liberadas. A medida, ainda polêmica, é justificada pelo fato de o DF já ter 71% da população completamente imunizados. A taxa de transmissão está em 0.72. Há uma semana, o índice era de 0.81. Quando esse valor é igual ou maior que 1, a tendência é de aumento do contágio. Com índices menores que 1, como está o cenário atual, a tendência é de desaceleração da epidemia.

No Rio de Janeiro, a lei que flexibiliza o uso de máscaras já está em vigor. A prefeitura também flexibilizou o uso de máscaras em lugares abertos na cidade, alcançando os 65% de toda a população completamente imunizada. Belo Horizonte e São Paulo também já diminuíram algumas restrições em função da pandemia, como o horário de funcionamento de estabelecimentos comerciais, bares, restaurantes e shows, mas a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos continua (ABr).