100 views 2 mins

Confiança do comércio tem segunda alta seguida em outubro

em Economia
quarta-feira, 09 de outubro de 2019

A confiança do empresário do comércio apresentou nova alta em outubro, de acordo com o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), medido pela Confederação Nacional do Comércio (CNC). Com 121,4 pontos, o resultado é 12,7% superior ao mesmo mês de 2018 e 0,1% maior do que o aferido em setembro de 2019.

Os números também são os melhores desde maio. Na comparação anual, todos os subíndices obtiveram crescimento significativo. A satisfação quanto às condições correntes foi um dos destaques. Mesmo permanecendo no patamar mais baixo entre os subíndices (96,4 pontos), o item apresentou aumento em ambas as bases comparativas: mensal (0,3%) e anual (23,2%).

Especificamente em relação às condições atuais da economia, o crescimento frente a 2018 foi significativo: 36,6%. A variação mensal também foi positiva (0,1%). O indicador alcançou 86,9 pontos e, apesar de ter continuado abaixo de 100, terminou o mês com o maior desde maio. De acordo com o presidente da CNC, José Roberto Tadros, tais resultados evidenciam que as condições atuais estão melhores em relação ao último ano.

“Os indicadores estão melhorando, e isso se reflete na percepção mais otimista dos empresários do comércio, que se mostraram também mais dispostos a contratar e investir”, aponta Tadros. O indicador referente às expectativas permaneceu no maior patamar dentre os subíndices, com 161,4 pontos, mesmo apresentando queda mensal de 0,4% em outubro. Em comparação com o mesmo mês de 2018, contudo, houve alta de 8,8%.

Marianne Hanson, economista da CNC, chama atenção para o aumento percentual de empresários dispostos a investir mais: 47,9% em outubro, contra 40,8% no mesmo período de 2018. “As condições macroeconômicas mais favoráveis e a melhora nas expectativas em relação à economia e ao setor ajudam a explicar esse resultado”, afirma a economista (AC/CNC).