66 views 48 secs

Confiança da indústria atinge maior patamar desde janeiro

em Economia
quarta-feira, 28 de julho de 2021

Com essa, que foi a terceira alta consecutiva, o indicador chegou a 104,9 pontos. Foto: Miguel Ângelo/CNI/ABr

O Índice de Confiança da Indústria (ICI), medido no país pela Fundação Getulio Vargas (FGV) , cresceu 0,8 ponto de junho para julho e atingiu 108,4 pontos, em uma escala de zero a 200. Essa foi a terceira alta consecutiva do indicador, que atingiu o maior valor desde janeiro deste ano (111,3 pontos). A alta foi puxada principalmente pelo Índice de Expectativas, que mede a confiança do empresariado da indústria brasileira em relação ao futuro e que subiu 0,9 ponto.

Com essa, que foi a terceira alta consecutiva, o indicador chegou a 104,9 pontos. O Índice da Situação Atual, que apura a percepção do empresariado sobre o presente, subiu 0,5 ponto e chegou a 111,8 pontos. Apesar da alta do ICI, houve uma desaceleração em relação ao crescimento de junho (3,4 pontos).

“As empresas ainda enfrentam um cenário de escassez de insumos, possibilidade de racionamento energético e alta incerteza econômica, fatores que tendem a limitar uma alta mais expressiva da confiança nos próximos meses”, disse a economista da FGV, Claudia Perdigão. O Nível de Utilização da Capacidade Instalada subiu 0,7 ponto percentual, indo para 80,1%, maior valor desde novembro de 2014 (80,3%) (ABr).