89 views 23 secs

Busca das empresas por crédito teve crescimento recorde

em Economia
quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

O número de companhias que demandaram crédito aumentou 9,6% em 2019 na comparação com 2018, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito. Este é o maior crescimento da série histórica acumulada anual, iniciada em 2008. Na comparação entre dezembro/19 e dezembro/18, o acréscimo foi de 22,5%.

Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, uma série de fatores influenciaram o dado. “Os juros no Brasil estão em níveis historicamente baixos e temos acompanhando os recordes recentes de nascimento de empresas, puxados principalmente pelos Microempreendedores Individuais. Porém, os últimos quatro anos apresentaram variações acumuladas negativas. O resultado foi basicamente a recuperação de um terreno perdido”, finaliza.

No acumulado anual, as companhias da região Norte foram as que mais demandaram crédito, apresentando variação de 11,9%, o mais alto para a localidade na série histórica. Logo atrás estão Sudeste, com crescimento de 11,4%; Nordeste (9,6%), Centro-Oeste (8,1%) e Sul (5,9%) – (AI/SerasaExperian)