Bancos começam a enviar informações para o Cadastro Positivo

Nesta segunda-feira (11), tem início a nova fase de implementação do Cadastro Positivo. A partir dessa data, os cinco principais bancos do país e cerca de 100 instituições financeiras começarão a compartilhar com os gestores do Cadastro Positivo as informações de pagamento dos consumidores. O SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), que já faz a gestão do banco de dados de inadimplentes há mais de 60 anos, também atuará como gestor das informações do Cadastro Positivo.

Todos os brasileiros que possuem operações de crédito e contas de consumo passam a fazer parte de forma automática do banco de dados, sem necessidade de inscrição. A expectativa do SPC Brasil é de que neste primeiro momento, o banco de dados passe a contar com 110 milhões de inscritos. Esse número ainda deverá crescer, pois companhias prestadoras de serviços como água, luz telefone e gás e o setor varejista também deverão compartilhar informações de pagamento, o que fará com que o Cadastro Positivo agregue, nos próximos meses, a população não bancarizada.

A expectativa é de que até o dia 19, todos os atuais clientes das principais instituições financeiras do país, que possuem operações de crédito, já estarão com o seu Cadastro Positivo aberto. Assim que as instituições financeiras enviarem as informações cadastrais e de pagamento, cada consumidor receberá uma comunicação individual no prazo de 30 dias, avisando sobre a inclusão de suas informações. E será direcionado para o site do SPC Brasil, onde,após o cadastro de uma senha, acompanhará as informações do seu histórico de pagamentos, incluindo o seu score (AI/CNDL/SPCBrasil)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap