Será que as redes sociais podem alavancar seu negócio?

As redes sociais e a internet parecem ser a bola da vez. Ninguém mais compra nada sem antes consultar a internet, seja para saber preço, seja para encontrar referências. Olhe para seus próprios hábitos de consumo e veja como você mesmo faz uso das informações da rede quando vai efetuar uma compra. Nesse ciclo as redes sociais têm um papel muito importante, tanto de apresentar empresas, produtos e serviços como de informar, compartilhando conhecimento, sobre como esse produto e serviço pode ajudar o futuro cliente oferecendo soluções. Mas será que é fácil usar as redes sociais para promover uma empresa, seus produtos e serviços, e gerar vendas?

O mercado faz parecer ser muito fácil usar as plataformas para promover negócios, mas precisamos estar preparados para tratar as redes sociais como uma ferramenta de marketing, não como um meio por si só. Não basta postar desordenadamente e sem planejamento, é necessário primeiro determinarmos que tipo de comunicação queremos estabelecer com nossos clientes, que conhecimento podemos compartilhar com eles, de que forma vamos nos aproximar e criar confiança, para somente então começarmos a pensar em aumentar vendas e faturamento através das redes sociais.

Um perfil social que não tem consistência é como uma loja física malcuidada, e provoca no visitante a mesma sensação que temos ao entrar em tal loja. Você teria confiança em uma loja que não esteja limpa, organizada, com produtos, preços e promoções claramente dispostos? Provavelmente não. Então não deixe que isso aconteça com as redes sociais da sua empresa. Consistência nas plataformas sociais pode ser traduzida através de coerência nos conteúdos, um bom design nos posts, uso correto de cores, imagens e vídeos, e, principalmente, constância no calendário de postagens. Ter constância com as postagens não quer dizer que você precisa postar todos os dias, mas sim que você precisa estabelecer uma frequência com a qual vai postar e manter essa frequência. Um bom equilíbrio entre anúncios, promoções e conteúdo também é necessário, para que o cliente possa se informar a respeito de sua empresa, ganhar confiança e entender qual é a proposta do seu produto ou serviço.

Sim, as redes sociais podem definitivamente ajudar sua empresa a gerar mais negócios, mas isso dependerá da forma como você utilizará essa ferramenta. Seja consistente, profissional, e, acima de tudo, trate as redes como um braço do seu plano de marketing. Sem planejamento elas perdem a consistência e ficam à deriva, com planejamento elas poderão ser sua maior aliada para promover e vender seus produtos e serviços.

Com graduação em Arquitetura e Urbanismo, pós graduação em Administração, MBA em Empreendedorismo e Inovação, e Master in Digital Marketing, Carol Olival tem um perfil multidisciplinar e transita com segurança pelos mercados de educação, marketing, vendas e treinamento. Com experiência de 10 anos como empreendedora, hoje é responsável pela criação e manutenção de comunidades internacionais através de redes sociais e suas integrações com plataformas digitais, gerando engajamento e relevâncias para marcas nacionais e internacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap