500 views 4 mins

Os benefícios significativos da criatividade na sala de aula

em Economia da Criatividade
segunda-feira, 24 de maio de 2021

Prof. Ms Almir Vicentini (*)

A criatividade é uma habilidade valiosa.

Com muita frequência, as pessoas superam a imaginação à medida que a idade adulta se aproxima devido a um sentimento invasivo de dúvida, uma crença arraigada de que é uma busca impraticável ou orientação firme de adultos mais experientes aconselhando carreiras mais tradicionais.

Embora quase todos concordem que a criatividade é importante, os cortes no orçamento para áreas da educação, como programas de arte e música, demonstram de forma diferente.

No entanto, mesmo aqueles em campos relacionados ao S.T.E.M. se beneficiam de pensar criativamente. Henry Ford deu às pessoas automóveis em vez dos cavalos mais rápidos que elas teriam pedido; Elon Musk está trabalhando em um sistema de túnel subterrâneo com elevadores de carros e um “hyperloop” em vez de melhorar o transporte terrestre – esforços como esses exigem mais do que habilidade técnica; eles exigem imaginação, criatividade e um senso de crença no impossível.

“Sem imaginação e investigação de ideias, nosso fundo coletivo de conhecimento enfraqueceria. Precisamos de avaliações para determinar o que os alunos aprendem e entendem, mas podemos incorporar imaginação na criação dessas avaliações para garantir que os pensamentos criativos e funções executivas superiores dos alunos sejam incorporados em suas experiências de avaliação”, disse a Dra. Judy Willis em Planning For Criatividade.

A criatividade deve ser estimulada junto com o conhecimento técnico, pois os dois andam de mãos dadas. E talvez mais importante, a criatividade infunde na vida um tipo diferente de profundidade e riqueza.

O efeito cascata de encorajar esse tipo de filosofia nos alunos seria vasto e de amplo alcance. A criatividade inspira felicidade e o desejo de compartilhá-la com outras pessoas. O que é mais importante do que isso?

Os benefícios significativos da criatividade na sala de aula

1. A criatividade é multidisciplinar;

2. A criatividade permite que você se expresse;

3. A criatividade promove o pensamento e a resolução de problemas;

4. A criatividade reduz o estresse e a ansiedade;

5. A criatividade permite que você entre na sua zona feliz e se divirta;

6. A criatividade dá a você um senso de propósito;

7. A criatividade pode levar a sentimentos de realização e orgulho;

8. A criatividade pode ligá-lo a outras pessoas com a mesma paixão;

9. A criatividade melhora sua capacidade de se concentrar;

10. A criatividade promove a assunção de riscos e a iteração;

11. A criatividade é um pré-requisito para a inovação;

12. A criatividade nos incentiva a ser aprendizes ao longo da vida

Cada avanço conhecido pela humanidade começou com uma nova ideia, e novas ideias são inspiradas pela imaginação e criatividade.

A criatividade requer a humildade de saber que sempre há espaço para melhorias e um compromisso de continuar a desafiar suas ideias e capacidade até que ocorra um novo crescimento.

Por isso, cada professor em suas salas de aulas deve estimular a criatividade com projetos e resolução de problemas, que motivem seus alunos e os transformem em grandes especialistas e entusiastas das novas formas de estudar.

Maio de 2021

(*) É mestre em Educação, Coordenador e Professor de Pós-Graduação de cursos na área da Educação, Curador do “Programa Escola da Família” e das LIVES “Universo Educação”, ambas da Full Sail University. Autor de livros sobre Gestão Escolar, Competências Socioemocionais e Comportamentais.