O marketing e as vendas estão passando por uma mudança nada silenciosa. A mudança do áudio. Cada vez mais empresas como MasterCard, Nissan, Intel e várias outras estão investindo em sonic branding, podcasts e outros tipos de conteúdo em áudio. E uma das razões disso, se deve a uma mudança de interface que está acontecendo com o consumidor na internet.
Em 2008 eu visitei a cidade de Porto Alegre, e sendo de uma cidade do interior, não poderia perder a oportunidade de ir a uma sala de cinema “de cidade grande” e assistir um lançamento da época. O filme que escolhi foi o Homem de Ferro, que me trouxe um dos maiores sonhos de consumo da minha vida. Não, não é o traje que te faz voar e nem o carro Shelby Cobra que é destruído quando o personagem tenta pousar pela primeira vez. O meu sonho de consumo se chama J.A.R.V.I.S., uma inteligência artificial que está presente na casa de Tony Stark, sempre pronta para responder perguntas, fazer sugestões e algumas piadas muito mais engraçadas do que as minhas. Meu sonho sempre foi poder estar deitado na cama e gritar “Jarvis, pede uma pizza!” e só levantar com o som da campainha avisando que o entregador chegou.
Acontece que esse sonho já não é mais tão distante. Os assistentes de voz estão cada vez mais comuns dentro de nossas casas. Nos Estados Unidos, 128 milhões de pessoas já contam com essa tecnologia em casa. E dessas, 23 milhões já compraram através do assistente de voz. Projeções estimam que o número de pessoas utilizando assistentes de voz aumentará em mais de 50% nos próximos anos. Navegar pela internet utilizando apenas o som já é uma realidade. A sua empresa está preparada para isso?
Diferenciar a sua marca por meio do som está se tornando cada vez mais importante. Especialmente pois em pouco tempo, seus clientes entrarão em contato com sua marca apenas através do som, e as empresas que já possuem uma identidade sonora estabelecida antes dessa mudança acontecer estão em vantagem.
Hoje, as principais objeções para clientes comprarem através da voz pela internet estão relacionadas a confiança e segurança. É claro, a tecnologia está apenas começando, então é esperado que leve um tempo para o consumidor se adaptar. Além disso, é um território pouco explorado, você apenas pode comprar na Amazon se estiver utilizando uma Alexa. O mercado ainda vai evoluir muito. E mesmo que a compra em si seja feita através de uma tela, afinal, parece estranho comprar uma camiseta sem ver ela antes, a experiência pode começar pelo áudio. “JARVIS, por favor me conta sobre a nova coleção da Louis Vitton”, “Qual a diferença entre os modelos novos de telefone da Samsung?”. Uma empresa bem preparada para não só responder essas perguntas, mas criar uma experiência incrível com isso tem a chance de conquistar uma relação mais sincera com o consumidor.
Eu entendo que isso tudo parece ter saído diretamente de uma parte do roteiro do filme que acabou sendo deixada de lado. Para nós, é estranho pensar em como podemos confiar em uma caixinha falando sobre um produto, e decidir comprá-lo através disso. Mas… em 2008 eu também achava completamente inconcebível comprar um tênis antes de prová-lo. As coisas mudam. E as marcas que se adaptam, prosperam.
Pedro Zimmer é um produtor de áudio que ajuda artistas, marcas, empresas e profissionais a compartilhar as suas histórias meio do som, graduado em Music Production pela Full Sail University, já atuou no mercado brasileiro e internacional, trazendo novas possibilidades para seus clientes engajarem emocionalmente com o público, trazendo mais resultado, fidelidade e lucratividade.