344 views 10 mins

10 exemplos de liderança consciente para o século 22

em Economia da Criatividade
quinta-feira, 24 de março de 2022

São Paulo, março de 2021

Prof. Ms Almir Vicentini (*)

Com isso em mente, estou sugerindo que a comunidade de líderes e empreendedores de pequenas empresas, apresentem um arquétipo para a liderança corporativa que querem que nossos bisnetos experimentem. Para que isso aconteça, devemos começar a projetar o plano para isso agora, hoje!

O século 22 está a apenas 80 anos de distância. Você e eu iremos embora. E os nossos filhos também, muito provavelmente. Mas nossos netos estarão aqui e nossos bisnetos definitivamente estarão aqui. Qual é o mundo que queremos que eles herdem?

Pense nisso por um momento. Qual é a experiência do nosso mundo que você quer que seus netos e bisnetos tenham?

Dado que as corporações praticamente comandam o mundo, não faz sentido que elas sejam lideradas por indivíduos altamente conscientes? Não faz sentido que as corporações conduzam a humanidade a um mundo equipado para promover o bem-estar de todos os seres humanos?

Acredito sinceramente no poder da liderança corporativa. E estou comprometido em desempenhar um papel na criação de um mundo onde as corporações levem a humanidade a um estado mais elevado de consciência, um mundo onde todos possamos prosperar, um mundo onde ninguém seja julgado ou descartado. O que você quer?

A seguir, uma lista inicial de qualidades que eu imagino compor um arquétipo do líder corporativo ideal.

1. Discerne o que não é bom ou correto para toda a humanidade e se recuse a se envolver no que não é.

2. Lidera através do exemplo, sem brincadeira, de forma consistente e sempre.

3. Emula compaixão, perdão e compreensão em todos os níveis.

4. Entende sem reservas que estamos todos conectados em todos os sentidos; que, sem exceção, o que experimentamos como indivíduo é experimentado por todos. Executa com base neste princípio.

5. Corajoso em um nível onde o medo de retribuição pessoal é inexistente e entra em plena autenticidade sem se importar com “boa aparência”.

6. Confiança total na rentabilidade através da integridade absoluta.

7. Gera abundância e prosperidade sem esforço e em alinhamento com a boa vontade para todos.

8. Substitui as escolhas baseadas no ego e na personalidade por aquelas que chegam de um conhecimento interior que está claramente alinhado com o propósito superior de servir a toda a humanidade.

9. Compreende através da clara consciência que quando um conflito aparece, ele o faz para nos ensinar ou nos lembrar de algo que precisamos reconhecer sobre nós mesmos para que possamos mudá-lo e transformá-lo internamente.

10. Naturalmente vê, reconhece e aprecia profundamente o valor inerente e profundo em todos os seres humanos, independentemente de idade, etnia, sexo, filiação religiosa, país de origem ou qualquer outro “rótulo” que possa mascarar essa verdade.

Juntos, podemos formular um modelo para compartilhar em todo o mundo corporativo e talvez acelerar a criação de um arquétipo de liderança para o nosso mundo do qual todos podemos nos orgulhar. Vamos ser os arquitetos do nosso mundo futuro.

(*) É mestre em Educação, Coordenador e Professor de Pós-Graduação de cursos na área da Educação, Curador do “Programa Escola da Família” e das LIVES “Universo Educação”, ambas da Full Sail University. Autor de livros sobre Gestão Escolar, Competências Socioemocionais e Comportamentais.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________

A criatividade como ferramenta para melhorar o mundo

Imagem: AI/Full Sail University

Maratona da Criatividade, promovida pela Full Sail University, vai premiar a melhor produção de curtas-metragens produzidos nas escolas

Vivemos na era da criatividade. Ela integra o conjunto de habilidades subjetivas chamadas de soft skills, em um mercado de trabalho que valoriza cada vez mais o potencial criativo de seus colaboradores. Para incentivar a criatividade de jovens no mundo todo, a Full Sail University (Flórida, EUA) promove o projeto Maratona da Criatividade, que através do cinema vai premiar produções e soluções criativas relacionadas à Agenda 2030, para o Desenvolvimento Sustentável. Um total de 50 escolas do Brasil foi convidada a participar do projeto.

De acordo com dados de 2021, a expectativa é que a chamada Economia Criativa valerá US$15 bilhões, conforme a revista Forbes. Se a infância é marcada pela criatividade, esse potencial não se perde ao longo dos anos – precisa apenas ser incentivado. Albert Einstein disse que a “criatividade é a inteligência divertindo-se”. Nesse sentido, a Maratona da Criatividade é um convite ao divertimento e uma oportunidade para estudantes do Ensino Médio de todo o mundo se unirem para resolverem alguns dos maiores desafios mundiais por meio de uma competição de cinema.

Para fazer parte da Maratona Criativa e concorrer a prêmios, os estudantes de escolas convidadas precisarão fazer um curta metragem de 3 minutos, no qual apresentam alguma forma de solucionar os problemas listados na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Os alunos vão trabalhar com soluções para impasses como acabar com a fome e a pobreza do mundo, promover saúde, bem-estar, energia, saneamento a todos, uso sustentável dos ecossistemas e outros.

As escolas que foram selecionadas para a Maratona Criativa deverão dividir os alunos em grupos de até cinco integrantes. O vídeo a ser produzido pelos estudantes será postado no Facebook, de acordo com as diretrizes do concurso. O personagem principal? A criatividade. “A maratona teve 250 alunos em 2018, 1000 alunos em 2019, 1500 em 2020 e 2000 alunos em 2021”, segundo a Community Outreach Director da Full Sail University, Carol Olival.

Para o desenvolvimento do projeto, as equipes contarão com a orientação de um professor da mesma escola dos alunos da equipe. Os participantes também receberão mentoria online com experts em sustentabilidade, audiovisual, edição, design thinking, multilinguagens e outras áreas. Para participar do Maratona Criativa, o professor orientador e os estudantes devem se inscrever até 01 de abril de 2022 e o envio do material é até 30 de abril de 2022. A participação é voluntária e gratuita.

Cinco países estarão competindo na Maratona da Criatividade deste ano: Brasil, Colômbia, Índia, México e Estados Unidos. Os alunos da equipe regional vencedora e o professor da equipe regional ganharão um cartão-presente no valor equivalente em reais a US$ 100 (cem dólares). Além de uma Experiência Virtual Full Sail Labs, a escola da equipe regional vencedora, os alunos da equipe regional vencedora e o mentor do grupo vencedor receberão um troféu do Desafio.

Um pacote de prêmio adicional será concedido ao mentor e a cada membro da equipe vencedora global, que receberão um troféu da equipe do Desafio, uma GoPro Hero10 Black Bundle, que inclui câmera GoPro Hero10Black, Magnectic Swivel Clip, Bateria Extra, Floating Hand Grip, Cartão SD de 32GB e uma case para a câmera.

“A Full Sail University defende que a criatividade é o recurso mais valioso do ser humano. E acredita que o ato de criar pode ser estimulante, desafiador ou, às vezes, até assustador. Muitas vezes, pode ser uma mistura de todas as opções! Seja como for, a criatividade é a força que impulsiona o progresso, a expressão e a descoberta”, diz Carol Olival. Deixar a criatividade brilhar em uma competição internacional de cinema que promove soluções criativas e a esperança de um futuro melhor em todo o mundo é o convite da universidade.

Inscrição

As equipes podem se inscrever até dia 01/04 através do site do Desafio – https://go.fullsail.edu/creativity-marathon