95 views 52 secs

Youssef: Lula ficou contrariado com nomeação de Costa

em Destaques
terça-feira, 25 de agosto de 2015

Os delatores Paulo Roberto Costa e Alberto Youssef estão ratificando na CPI da Petrobras trechos de depoimentos já prestados à Justiça Federal do Paraná.

“Confirmo integralmente os meus depoimentos”, respondeu Youssef. O doleiro repetiu que ouviu do ex-deputado José Janene (PP-PR) que o ex-presidente Lula se mostrou contrariado com a nomeação de Costa para a Diretoria de Abastecimento.
Já Costa reiterou que nunca conversou com Dilma ou com Lula sobre sua nomeação, que o convite para o posto veio de Janene. “Nunca conversei com Lula sobre isso”, afirmou. Ambos também confirmaram que através da empreiteira Queiroz Galvão foi pago R$ 10 milhões para que uma CPI da Petrobras no Congresso não prosperasse. Eles repetiram pagamento ao ex-senador Sérgio Guerra (PSDB-PE).
Sobre a compra da refinaria de Pasadena, Costa repetiu que o negócio foi de responsabilidade do Conselho de Administração da Petrobras, à época presidido por Dilma. Paulo Roberto disse que o ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli era o responsável pelo setor de Novos Negócios, área que cuidava de aquisições pela estatal, entre elas a compra da Petroquímica Suzano. A subrelatoria do deputado Altineu Côrtes (PR-RJ) investiga se a estatal pagou mais caro pela compra da petroquímica. “A palavra final sobre aquisições era de Gabrielli”, disse (AE).