99 views 59 secs

Vendas no varejo cairam 12,2% em abril

em Destaques
quinta-feira, 25 de junho de 2015

As vendas no comércio paulista caíram 12,2% em abril frente ao mesmo período do ano anterior, de acordo com a pesquisa ACVarejo, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

No acumulado de janeiro a abril, a retração foi de 7,3%. Os números são referentes às vendas físicas do varejo ampliado, que incluem concessionárias de veículos e lojas de material de construção.
Já em relação ao faturamento do comércio no Estado, houve queda de 4% na comparação interanual. No acumulado de 2015, porém, o estudo aponta um desaquecimento inferior do faturamento, de apenas 0,1%. “Os resultados indicam que o varejo paulista se encontra em situação delicada, em função de um panorama desestimulante: juros altos, inflação elevada, renda em queda, desemprego em alta, crédito dificultado e consumidores e empresas pessimistas”, diz o presidente da ACSP, Alencar Burti.
Os segmentos mais afetados foram: concessionárias de veículos (-21,9%), lojas de material de construção (-13,5%), lojas de móveis e decorações (-13,4%) e lojas de departamento e de eletrodomésticos e eletroeletrônicos (-13%). As fortes contrações se explicam por esses quatro setores representarem artigos de maior valor e, portanto, mais dependentes de financiamento. O ACVarejo também analisou as áreas de autopeças e acessórios (-11,6%), farmácias e perfumarias (-7,4%), supermercados (-9,5%) e outros tipos de comércio varejista (-11,1%).