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Vantagens de combinar elementos multimídia para o marketing da empresa

em Destaques
quinta-feira, 21 de julho de 2022

Andreia Silveira (*)

Engajar a audiência é uma tarefa que traz muitos desafios, mas, investindo nas estratégias certas, é possível encantar os usuários e fidelizar clientes. Para conseguir sobressair em um mercado tão competitivo, é fundamental aplicar estratégias de sucesso. Entre elas, as estratégias de marketing digital se tornam essenciais para que a marca seja reconhecida.

Porém, muitas marcas estão cada vez mais atentas e usufruindo dessa mesma tática. Então, como se destacar da concorrência? Entre as soluções, investir no marketing de conteúdo é um diferencial, mas é preciso se atentar ao formato das suas postagens. Afinal, ficar na mesmice fará com que o seu negócio seja esquecido. Portanto, a saída é aplicar a combinação de elementos multimídia. Entenda!

. O que é conteúdo multimídia? – Como o próprio nome sugere, é uma combinação de elementos diferenciados, como de texto, áudio, vídeo e imagem. Entenda que o termo ‘multimédia’ vem do latim: multi= multus (latim), ou seja, em grande quantidade. Já média= mediué (latim), ou seja, centro ou meio. Portanto, multimídia, ou multimédia, significa múltiplos meios.

Podemos dizer que se trata de combinar múltiplos formatos de mídias, de forma a oferecer uma comunicação mais fácil aos leitores. Afinal, ao combinar elementos multimídia, você torna a comunicação mais acessível, em que o usuário não tenha que dispor de tempo para interpretá-la.

. Com isso, torna o conteúdo fácil de ser consumido, bem como também compartilhado – A importância de combinar elementos multimídia para a empresa
leva a comunicação multimídia a ajudar os leitores a compreenderem melhor determinada postagem.

Um conteúdo em vídeo, por exemplo, oferece a vantagem de o usuário visualizar o produto/serviço, ouvir e ler a descrição e outras informações úteis. Além disso, ao postar o vídeo nas redes sociais, por exemplo, a marca adiciona um texto pequeno, com as principais informações. A junção desses elementos faz com que o usuário compreenda o que está sendo oferecido a ele, de forma fácil e dinâmica.

Mas, não basta apenas unir mais de uma mídia ao divulgar a marca e o que ela oferece. É importante que todos os elementos sejam integrados. Ao combinar elementos multimídia, a sua marca estará oferecendo qualidade nos conteúdos postados. Com isso, vai conseguir atrair leitores engajados, o que poderá convertê-los em leads.

Entenda que combinar elementos multimídia, com vídeos, textos, infográficos, imagens e outros, a sua empresa conseguirá aumentar o tempo de permanência do leitor em sua página. Isso influencia diretamente no ranqueamento do site no Google. Sem contar que, ao investir em diferentes formatos, a marca conseguirá atingir as expectativas de diferentes perfis de clientes.

Ou seja, poderá atender às preferências do público-alvo, fidelizando-o. Por exemplo, uma empresa que vende seguros pode investir em um blog na sua página e neste, oferecer conteúdos que visam sanar dúvidas, informar sobre as novidades do mercado, dar dicas e outros. Ao construir uma postagem no blog, a empresa poderá criar um conteúdo que seja completo, respondendo as principais perguntas do público referente ao tema.

Entre as opções, imagine que você venda seguro de carro. No blog pode dar dicas sobre como escolher a melhor seguradora do Brasil, como economizar ao contratar a proteção e outros temas. No post, poderá incluir imagens, vídeos, infográficos e outras opções que sejam pertinentes. Além disso, aproveitar e oferecer um e-book, bem como Call to Action e conseguir gerar leads.

. Formatos de conteúdo multimídia para aplicar em suas estratégias de marketing
Infográfico –
É um conteúdo, visualmente, atrativo e informativo, facilitando a compreensão das informações mais importantes sobre determinado assunto. Além de abordar características de um produto, por exemplo, é possível adicionar dados, deixando-o ainda mais completo. Sem contar que esse é um formato de conteúdo bastante apreciado pelo público, que consome informações úteis, de forma fácil.

. Vídeo – As pessoas estão consumindo cada vez mais conteúdos em vídeos, sendo um grande destaque nas redes sociais. Para as empresas, esse é um formato que oferece várias possibilidades. Entre elas, oferecer tutoriais, divulgar um produto ou serviço, mostrar como funciona e outros.

. Áudio – Entre os formatos de conteúdo mais apreciados, está o podcast. Ele oferece conteúdos informativos, bem como também entretenimento.
Ao abordar essa estratégia na empresa, é possível trabalhar com temas informativos e debates, gerando assim, maior engajamento do público.

Então, preparado para usar esses e outros formatos em suas publicações, atraindo mais a atenção do seu público? Aproveite as vantagens de combinar elementos multimídia no marketing da sua empresa.

(*) – É editora de conteúdo no site (Smartia.com.br).