81 views 2 mins

Valério fecha acordo de delação premiada

em Destaques
quarta-feira, 19 de julho de 2017

A Polícia Federal (PF) confirmou ontem (19) que o publicitário Marcos Valério assinou um acordo de delação premiada.

Para ter validade, o acordo ainda precisa ser homologado pelo STF. Os termos negociados estão sob sigilo, por envolver agentes políticos com foro privilegiado. As negociações em torno de um acordo de delação premiada do publicitário vinham se arrastando desde o ano passado. Em junho de 2016, seus advogados apresentaram ao Ministério Público-MG uma proposta de colaboração para revelar informações relacionadas com a Ação Penal 536, na qual é um dos réus.
Nesta ação, é investigado o esquema que ficou conhecido como mensalão mineiro, que envolve benefícios ilegais obtidos com a participação de Valério para a campanha de Eduardo Azeredo ao governo de Minas Gerais em 1998. Um dos fundadores do PSDB e ex-presidente da legenda, Azeredo já foi condenado em primeira instância à pena de 20 anos e 10 meses de prisão. Ele entrou com recurso no TJ-MG e aguarda o julgamento em liberdade.
O acordo com Marcos Valério foi assinado no dia 6 de julho com base em uma vasta documentação. Devido ao sigilo, não foi informado se o acordo costurado está ligado somente aos delitos investigados na Ação Penal 536 ou se também envolve outros esquemas criminosos. Atualmente, Marcos Valério cumpre pena de 37 anos pelos crimes julgados na Ação Penal 470, o processo do mensalão.
Há três dias, Marcos Valério foi transferido para Sete Lagoas, na região metropolitana de Belo Horizonte. Esta transferência era uma das reivindicações do publicitário para assinar o acordo de delação (ABr).