103 views 6 mins

Ensinando adultos nos canteiros de obras

em Destaques
domingo, 24 de abril de 2022

O Instituto MPD, braço de responsabilidade social e organização sem fins lucrativos ligado à MPD Engenharia, acaba de inaugurar mais duas salas de aulas para ensino de adultos (Fundamental I – Alfabetização e Fundamental II), como parte de seu Programa Construindo Letras. Como nas demais iniciativas do Instituto MPD, as salas estão situadas em canteiros de obras sob a responsabilidade da MPD Engenharia, a quarta maior construtora do país.

Localizadas nos canteiros dos empreendimentos Patteo São Paulo, na Freguesia do Ó, na capital paulista, e Laboratório Takeda, em Goiana (PE), as duas salas de aulas recém-inauguradas somam-se a mais duas já existentes, situadas nas obras do Level Alphaville, em Barueri (SP), e Passeo Patteo Mogilar, em Mogi das Cruzes (SP).

Para viabilizar o programa, o Instituto MPD atua em parcerias com empresas, como no caso da sala de aula do canteiro de obras do Laboratório Takeda, que conta com o apoio da Temon, Tessler, MML e Star Center, além da própria MPD Engenharia.

A construção civil é um dos setores que mais empregam profissionais com baixo nível de escolaridade. Isso acontece devido a um contexto social em que as pessoas abandonam cedo a escola ou muitas vezes nunca frequentaram alguma, pois precisam trabalhar para ajudar no sustento da família. Assim, em 2008, foi criado o Construindo Letras, programa que leva a sala de aula para o canteiro de obras.
Desde a sua criação, o programa – que tem como público-alvo os colaboradores da MPD e terceirizados de empresas parceiras da construtura – já beneficiou mais de 270 pessoas. São 20 vagas para cada turma e, caso as vagas não sejam ocupadas pelo público-alvo, o Instituto MPD pretende oferecê-las às pessoas das comunidades circunvizinhas.

“Com o ensino de adultos proporcionado pelo Construindo Letras, as dificuldades corriqueiras como ler um letreiro de ônibus, acessar a internet ou digitar no aplicativo de bate-papo, vão ficando cada vez mais no passado. Sabemos destas dificuldades e, por isso, temos um processo para sensibilizar esses trabalhadores a fim de chamá-los às aulas, salientando a importância da alfabetização e do conhecimento”, pontua Cecília Meyer, presidente executiva do Instituto MPD.

Para Cecília, o Instituto MPD tem muito orgulho de fomentar essa transformação e proporcionar um legado que esses profissionais carregarão por toda sua vida. Entretanto, segundo ela, quem têm a se orgulhar são os próprios colaboradores beneficiados: “Os estudantes superaram dificuldades, entre elas a de ter aulas após uma exaustiva jornada de trabalho nos canteiros de obras e depois voltar aos seus lares tarde da noite. Eles têm paciência, esforço e determinação.

E além do aumento da autoestima, os profissionais que passam pelo programa sentem-se motivados a crescer, possibilitando a participação em outros cursos de qualificação, tornando-se assim aptos para ocupar outros cargos na MPD Engenharia e também nas empresas terceirizadas parcerias, ou mesmo levando os conhecimentos adquiridos por toda a vida”.

O programa de ensino para adultos idealizado pela MPD está mudando a vida de seus trabalhadores da construção civil. Um dos beneficiados é o servente de obras Claudenício Barreto. “Saber ler é saber sair por aí, ir a qualquer lugar sem depender de ninguém. Não ter a leitura é a mesma coisa que não saber enxergar”, diz Barreto, aluno do Programa Construindo Letras.

“A razão de existir do Instituto MPD está no DNA da MPD Engenharia. A empresa sempre entendeu a importância do trabalho social, da responsabilidade social, como forma de gerar impactos positivos, transformando a vida das pessoas por meio de ações consistentes, para que os beneficiados possam exercer com plenitude e confiança o seu direito à cidadania”, afirma Cecília. Para realizar as ações, incluindo as do Programa Construindo Letras, o Instituto MPD colocou em prática uma política de trabalho voluntário com envolvimento direto dos colaboradores da MPD Engenharia.

Por esta e outras iniciativas feitas em trabalho voluntário, o Instituto MPD conquistou em dezembro de 2021 o Prêmio VOL 2021 na categoria “Gestão de Programas de Voluntariado em Empresas”, devido às ações em construção, educação e sustentabilidade, desenvolvidas por colaboradores da MPD Engenharia. Para saber mais, acesse o site do Instituto MPD. – Fonte e outras informações: (https://www.mpd.com.br/).