101 views 5 mins

Uma nova forma de trabalhar o comportamento humano através da arte

em Destaques
terça-feira, 03 de março de 2020

O projeto “Corporativo encena”, fundado pelo psicólogo e especialista em comportamento nas empresas, Sérgio David, do Canal Desenvolver, consiste numa proposta de desenvolvimento humano por meio da junção de estratégias educacionais reconhecidas e eficazes com intervenções artísticas (teatro, música, dança, entre outras atividades). A ludicidade já é reconhecida como um poderoso fator de aprendizado, desenvolvimento pessoal e social.

Neste contexto, a introdução de propostas e jogos artísticos colabora para a facilitação da absorção dos conteúdos, porque de acordo com a neurociência, o cérebro humano aprende de duas formas: pela repetição e pela emoção. A utilização de estratégias andragógicas e a inserção de elementos artísticos cumprem esse papel de fortalecer o aprendizado dos participantes por meio da apresentação dos conteúdos corporativos de forma marcante.

O objetivo do projeto “Corporativo encena” é sair do modelo convencional de ação educacional, que propõe impulsionar o desenvolvimento de competências organizacionais e a mudança de comportamento, com a colaboração de um elenco de atores-cantores, instrumentistas, bailarinos e artistas plásticos, que interagem e envolvem a plateia e possibilita o aprendizado de forma lúdica e consistente.

A ideia do projeto surgiu através do trabalho do especialista Sérgio David com desenvolvimento humano há 20 anos com a experiência ao longo do tempo em diferentes estratégias educacionais já reconhecidas. O avanço da tecnologia, aumento da competitividade empresarial, associados a entrada das novas gerações no mercado, a inovação na forma de capacitar as pessoas tem se feito cada vez mais necessária.

O estresse proposto aos profissionais pelo aumento da cobrança por resultados e o desgaste natural de estratégias tradicionais de treinamento, demandaram a necessidade de se buscar novas formas de desenvolver esses profissionais de forma rápida e eficaz. Muitos profissionais, envolvidos com as metas agressivas que precisam apresentar têm se retirado das salas de aula. Segundo os gestores e especialistas em RH, outro fator que tem desestimulado a participação de profissionais nos treinamentos tem sido o fato dos cursos convencionais oferecerem mais do mesmo.

Paralelamente, a sua experiência em RH, já realizava há mais de 20 anos atividades como ator e cantor, e se apresentou com companhias teatrais, bares com banda ao vivo e eventos corporativos. Sérgio identificou por anos o quanto as pessoas ficavam mobilizadas pelas apresentações que fazia e, começou a se incomodar com a eficácia das estratégias educacionais que ele levava às empresas. “Foi fácil entender que esses dois mundos unidos poderiam trazer grandes possibilidades. Trabalhei nos últimos anos no formato de evento que seria mais apropriado ao contexto organizacional e que traria o resultado esperado com o impacto necessário”.

Para o especialista, o projeto como arte de forma estratégica prevê que por meio das intervenções artísticas o conteúdo organizacional possa ser mais compreensível e melhor absorvido pelos participantes. A arte, portanto, não entra nesse trabalho com o mero intuito de entreter as pessoas, mais sim para propor reflexões sobre temas que já foram trabalhados nas empresas de diversas formas e oferecer caminhos para o aprendizado e mudança de comportamento.

O projeto levará conteúdo corporativo atual e de qualidade, proposto de forma dinâmica, lúdica e emocional, para as empresas, sem perder a profundidade porque após cada intervenção há uma provocação à reflexão e um adequado debriefing fechando a ação. “Projeto que será oferecido às empresas em diferentes formatos para o público corporativo de diferentes níveis. A ideia é que seja vendido in company” diz David.

O diferencial é a experiência do coach Sérgio David no desenvolvimento humano e na arte ao mesmo tempo. Ele consegue trafegar nessas duas vias, o que permite criar propostas artísticas conectadas com a necessidade da empresa e, ao final, provocar as reflexões dos participantes numa realidade muito bem conhecida por ele. As palestras artísticas contam com um elenco de profissionais experientes do teatro, da música e da dança.

Fonte e outras informações: (www.canaldesenvolver.com).