106 views 5 mins

Trade Promotion Management na retomada do varejo físico brasileiro

em Destaques
terça-feira, 14 de setembro de 2021

Um mercado em constante crescimento na América do Norte e na Europa, mas ainda desconhecido por grande parte dos profissionais da Indústria brasileira. Esse é o TPM, sigla em inglês para ‘Trade Promotion Management’, um segmento já apontado como tendência na retomada do Varejo Físico no País e que já tem uma empresa de tecnologia 100% nacional como uma das primeiras do setor.

Fundada em 2019 por cinco sócios, essa é a Arker, uma startup especializada nesse novo mercado, que tem como missão expandir cada vez mais esse modelo de negócio não só no Brasil, como no continente. Com atuação em diversos países da América Latina, como Argentina, México, Guatemala, Colômbia e Peru, a empresa já conta em seu portfólio de clientes com algumas gigantes do setor, como Grupo Bimbo, Genomma Lab, M. Dias Branco, Ontex e Pepsico.

“Na prática, o TPM funciona como uma plataforma de gestão de verbas comerciais, utilizada pela Indústria e pelo Trade para desenvolver, acompanhar, simular e mensurar estratégias de promoção e/ou venda de determinado produto, em diferentes pontos de venda.

No mercado de TPM, as empresas dispõem de ferramentas que abarcam desde o planejamento orçamentário até a execução e a comprovação de ações comerciais por meio de reconhecimento de imagem, além de metrificar a cadeia de verba comercial assim como a internet faz com a publicidade”, explica Thomaz Camanho, fundador e CEO da Arker.

Utilizando recursos de Inteligência Artificial, Big Data e Analytics, o software desenvolvido pela Arker também dispõe de um módulo transversal de TPO (Trade Promotion Optimization), que funciona como uma ferramenta analítica e de planejamento preditivo, calculando a elasticidade de preço e potencial de venda por tipo de acordo, marca e cliente.

Entre suas aplicações estão ROI (Retorno sobre Investimento) das ações e sugestão de alocação orçamentária por marca, SKU (sigla em inglês para Unidade de Manutenção de Estoque) ou por cliente. “A implementação de uma plataforma de gestão de verbas possibilita automatizar a gestão e o controle das verbas comerciais das empresas, digitalizando a operação para que as equipes Comerciais e de Vendas ganhem tempo e efetividade em suas ações estratégicas.

Após um ano de utilização da ferramenta, já é possível perceber um aumento médio de 10% de rentabilidade. O que representa um ganho de R$ 20 milhões para uma empresa com faturamento anual de R$ 200 milhões, por exemplo”, diz Thomaz.

Com planos de criar um Summit inédito no país para os profissionais da área de Revenue Management – já bastante conhecidos na área de Turismo, mas que agora também estão ganhando espaço à frente do mercado de TPM –, ainda neste segundo semestre a Arker também irá promover um webinar gratuito e aberto a todos os interessados sobre o assunto com cases práticos desenvolvidos em parceria com clientes.

“Com o avanço da vacinação no País, a flexibilização das medidas restritivas e a implantação do modelo híbrido de trabalho já adotado por várias empresas, o Varejo Físico deve, aos poucos, retomar o fôlego. Segundo dados do IBGE, de janeiro a junho deste ano o setor já acumula crescimento 6,7%.

O que representa uma ótima oportunidade para as indústrias diversificarem sua estratégia de gestão de verbas comerciais, reduzindo custos de operação com foco no aumento rentabilidade e, claro, contando para isso com a ajuda da tecnologia”, conclui Thomaz.- Fonte e outras informações: (www.arker.com.br).