87 views 5 mins

Conectividade e segurança fiscal: é possível unir as duas coisas?

em Destaques
terça-feira, 14 de setembro de 2021

Régis Lima (*)

No atual cenário corporativo, em que a transformação digital tem papel fundamental no aprimoramento de processos por meio de soluções tecnológicas inovadoras e eficientes, a busca por modernização no ambiente de trabalho ganha destaque no mundo corporativo, impactando diretamente o modelo de negócios das companhias, obtenção de melhores resultados, além da forma como elas se posicionam no mercado.

Neste cenário, a segurança fiscal e a conectividade ainda causam preocupação às empresas. Afinal, tão importante quanto ter um ambiente moderno, é consolidar um espaço seguro para que as equipes consigam realizar operações de forma otimizada e com garantia de segurança durante a execução de todos os procedimentos.

As informações são os principais ativos das empresas e, até mesmo por isso, o investimento contínuo em soluções que garantam a intangibilidade dos dados no ambiente online é tão importante. No entanto, apesar da efetividade dessas soluções, ainda surgem dúvidas sobre como é possível unir segurança e conectividade às empresas, principalmente aos departamentos fiscais, que lidam com grandes camadas de informações sensíveis e burocráticas.

. Modernização com segurança – Garantir a segurança fiscal do negócio é um grande desafio para as empresas. As complexidades do nosso regime fiscal, que tem uma estrutura burocrática e morosa, são os principais obstáculos à modernização. Mas, independentemente disso, ela vem acontecendo e promovendo mudanças significativas. Neste sentido, a adoção de recursos voltados à gestão de dados, armazenamento e automação de processos, por exemplo, tem sido fundamental.

Além de agilizar a execução dos processos com precisão em cada etapa, tais soluções trazem maior segurança ao ambiente corporativo. A eficiência durante o uso, que permite uma maior assertividade nas entregas e redução de falhas, é apenas uma das muitas formas de proteção a sua empresa, mas há outras que passam por camadas ainda maiores de segurança, como criptografia e backup.

. Armazenamento em nuvem – Quando se fala em conectividade e intangibilidade das informações, a preservação do sistema de dados em nuvem não pode ficar de fora das opções de investimento. A migração desses sistemas para o ambiente online permite uma maior integração entre os departamentos, possibilitando também o acesso das equipes aos arquivos de qualquer lugar, com comodidade e segurança.

O armazenamento desses documentos em nuvem com segurança e atualização constante, proporciona um ambiente sempre atualizado, enquanto o backup dos dados reduz os riscos de perda de arquivos. Dessa forma, garante maior liberdade às equipes para atuarem de forma estratégica tanto na gestão, quanto na análise dos dados, otimizando a execução de processos operacionais e, até mesmo, extraindo insights que nortearão a tomada de decisões futuras.

. A transformação é uma necessidade – A compreensão de que é possível utilizar soluções tecnológicas na área fiscal de forma segura e eficiente é essencial para a evolução de qualquer negócio. Mas é necessário ir além: empresas com a visão voltada à inovação sabem que é preciso investir em transformação digital para tornar o seu ambiente de negócios mais competitivo e eficiente.

Por isso, a aquisição de recursos que automatizem tarefas operacionais e morosas dessa área, como emissão, assinatura e recebimento de documentos fiscais é fundamental neste processo. Por fim, enfatizo novamente que, além de ser perfeitamente possível unir conectividade e segurança fiscal, é recomendável as que as empresas não posterguem o investimento em recursos tecnológicos.

A falha em qualquer departamento é sempre ruim, mas no setor fiscal pode ser ainda pior, ocasionando, muitas vezes, enormes prejuízos. Por isso, contar com o apoio de soluções tecnológicas em sua empresa faz toda a diferença.

(*) – É Diretor Executivo e de Operações na Lumen IT (www.lumenit.com.br).