70 views 2 mins

Vendas de cimento no País caem 8,8% no primeiro semestre

em Destaques
segunda-feira, 10 de julho de 2017

As vendas de cimento no País atingiram 4,45 milhões de toneladas em junho, queda de 8,6% em relação ao mesmo mês do ano passado, de acordo com dados preliminares divulgados ontem (10), pelo Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (Snic).

Com isso, as vendas no primeiro semestre de 2017 fecharam em 26,0 milhões de toneladas, um recuo de 8,8% em relação ao mesmo período de 2016.
Nos últimos 12 meses encerrados em junho, as vendas acumuladas totalizaram 54,9 milhões de toneladas, 9,8% menores do que nos 12 meses anteriores. O presidente do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (Snic), Paulo Camillo Penna, avaliou que os resultados alcançados no primeiro semestre estão em linha com as projeções da instituição e mostram sinais de desaceleração na trajetória de queda do consumo. Penna acrescentou que o setor vive a expectativa de resultados melhores nos próximos seis meses.
“Nossa estimativa é fecharmos o ano com queda acumulada entre 5% e 9%”, estimou, em nota. O sindicato calcula que o setor já acumula um enxugamento de 23% no nível de vendas no mercado interno entre dezembro de 2014 e junho de 2017. Isso vem pressionando para baixo os preços do cimento, enquanto a elevação da ociosidade das indústrias tem impactado os custos fixos das produtoras do insumo.
Além disso, o setor também vem sofrendo impactos em seus componentes de custos de produção e distribuição (combustíveis, energia elétrica e frete), cujos preços acumulam aumentos entre 20% e 40% no período, afirma a entidade (AE).