Trabalho remoto abre novos caminhos nesse momento de isolamento social

O cenário atual é de pandemia em todo o mundo devido ao Covid-19. Com a evolução do contágio no Brasil, vivemos um período de isolamento social, medida preventiva para tentar conter o coronavírus. Sendo assim, os tempos são de comportamentos precaucionais na população e medidas que aumentam a distância física como diminuição de viagens, mais videoconferências, reduções de jornada, adoção de home office e quarentena. Essa nova realidade iniciou um movimento amplo de trabalho remoto, solução que muitas empresas encontraram para continuar suas atividades.

Há diversos segmentos em que o home office não se aplica, e isso é natural pela natureza das atuações de médicos e enfermeiras, policiais e bombeiros, limpeza pública, entre outros exemplos. Porém, há uma grande fatia produtiva que experimenta a nova relação das empresas com o trabalho remoto e vai descobrindo como adaptar-se a diferentes áreas e tipos de funcionários.

“Mais do que combinar com os colaboradores para que levem seus computadores para casa, as empresas precisam encontrar novos jeitos de atuar, de garantir a segurança dos seus dados, a efetividade de seus processos para manter tudo funcionando normalmente. O maior desafio que o home office apresenta é o operacional, porque os processos e a cultura da empresa são bem resolvidos dentro dela, normalmente, mas não tão claros na distância”, pontua Deivis Santos, CBO da Nexcore.

Ou seja, atuar em casa é uma outra realidade que traz, por exemplo, mais pessoas no convívio e que não trabalham junto, filhos, animais de estimação, barulhos, situações que podem comprometer a concentração. E como incorporar o trabalho remoto nessa nova rotina de isolamento social? Já que é grande o número de empresas sendo afetadas nesse momento desafiador e que precisarão de um plano para manter atividades e qualidade de forma segura, a empresa curitibana Nexcore percebeu o potencial de expansão das suas plataformas Ncall e Nexus para mais setores além do atendimento de clientes.

Outros segmentos podem adotar a inteligência chamada Omnichannel, que cresce a cada ano e que pode funcionar em nuvem, como ferramenta de gestão para unir todas as formas de atendimento em um só lugar, sendo o elo ideal entre as interações online. Seu software pode ser incorporado com facilidade e permite controlar e gerenciar o início, as pausas e o término da jornada, ou seja, ter indicadores dos profissionais (somada aos canais de comunicação).

“Indicamos a muitos empresários nossa solução para organizar o home office com a segurança de que vai funcionar. E a ferramenta ainda ajuda a manter a disciplina, a ter a mesma performance profissional com a mesma qualidade, e a conexão com o funcionário para que ele continue se sentindo parte da empresa”, ressalta Santos. Pensando em como adaptar o trabalho remoto a diferentes tipos de funcionários, Santos comenta que, após cerca de uma semana de experiências home office desde o começo do isolamento, “muitas empresas já percebem que abriram novas oportunidades para mais públicos e de que o trabalho remoto é para todos.

Pessoas com mais de 60 anos e pessoas com deficiência, por exemplo, podem trabalhar assim, desde que tenham certa familiaridade e conhecimento básico no uso de computadores. Esse sistema dá flexibilidade para os mais diversos perfis, e ao mesmo tempo acompanha através dos indicadores a performance de cada um, mostrando resultados. O colaborador consegue continuar atendendo os departamentos internos e externos, conectado durante sua jornada de trabalho.

Nesse sentido, a tecnologia está aí para preservar processos e manter as atividades acontecendo de uma maneira que os clientes não sintam a diferença”, finaliza o executivo. A própria Nexcore tomou medidas para enfrentar a pandemia com cautela e proteger seus colaboradores e clientes. A partir de um plano de contingenciamento, atualmente são mais de 50 funcionários em casa e usando a própria tecnologia, sendo exemplo para os próprios clientes de que é possível, é confortável e adaptável, exatamente o que o momento pede (AI/www.nexcore.com.br).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap