Simão: alternativas para adiar aposentadoria

O novo ministro do Planejamento, Valdir Simão, disse que é preciso discutir rapidamente alternativas para a aposentadoria.

Simão lembrou que houve redução nas taxas de natalidade no país, mas também houve aumento na expectativa de vida dos brasileiros, e que é preciso adaptar ao sistema previdenciário. “Temos que adaptar o sistema para que tenha sustentabilidade, que se equilibre para garantir o benefício para as futuras gerações, portanto o retardamento para a aposentadoria pode se dar por estabelecimento de limite de idade, ou por uma conjunção entre idade e tempo de contribuição­”.
Para ele, é preciso trabalhar com a possibilidade da aprovação das mudanças no Congresso para o próximo ano. “A sociedade tem que estar consciente que para garantir a sustentabilidade do regime geral de Previdência Social, precisamos fazer estes ajustes”. Simão também ressaltou a necessidade da aprovação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).
Questionado também sobre quanto tempo será preciso para mudar as reações do mercado financeiro diante do anúncio da nova equipe econômica, Simão argumenta que será preciso demonstrar ao país que o governo tem capacidade de reverter o quadro atual. “Não é possível fixarmos uma data, mas é muito importante demonstrar que temos a capacidade de transformar esta realidade e transmitir mais segurança, atrair novamente investidores e retomar o crescimento” (ABr).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap