90 views 58 secs

Revogada prisão de André e mantida a de Delcídio

em Destaques
quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

O ministro Teori Zavascki, do STF, decidiu ontem (17) revogar a prisão do ex-controlador do Banco BTG Pactual, André Esteves. O ministro decidiu também manter a prisão do senador Delcídio do Amaral (PT-MS).

O baqueiro, que está preso no Presídio de Bangu, deverá cumprir prisão domiciliar integral, afastando-se dos cargos de direção do BTG Pactual e comparecer quizenalmente à Justiça, não podendo manter contato com outros investigados na Operação Lava Jato ou sair do país sem autorização.
Teori Zavascki entendeu que Esteves pode responder às acusações em liberdade por não ter participado da reunião em que o senador e o ex-advogado do ex-diretor Área Internacional da Petrobras, Nestor Ceveró, falavam sobre formas de tentar atrapalhar as investigações da Lava Jato. No caso de Delcídio, Zavascki entendeu que não houve mudanças no conjunto probatório que autorize a soltura do senador.
André e Delcídio foram presos no dia 25 de novembro, como parte da Operação Lava Jato. O senador tentou obstruir as investigações e prometeu pagamento de R$ 50 mil mensais a Cerveró para evitar que ele firmasse acordo de colaboração. O senador ofereceu um plano de fuga ao ex-diretor e garantiu que poderia interferir em decisões do STF a favor de Cerveró, sendo que André Esteves iria arcar com o valor prometido a Cerveró pelo senador (ABr).