85 views 5 mins

Startup cria metaversos para melhorar a convivência interna das empresas

em Destaques
segunda-feira, 25 de julho de 2022

A pandemia mudou a forma como as empresas operam de maneira definitiva. Após a aplicação do home office obrigatório com o aumento dos casos de covid-19 em 2020, muitos profissionais perceberam que trabalhar de casa não seria algo tão negativo como se imaginava.

Assim, as corporações têm enfrentado dificuldade em fazer com que os colaboradores voltem a trabalhar no escritório, com a retomada de uma vida normal. Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa realizada pela Dimep, empresa de produtos para controle de acesso e registro de ponto, 70% das empresas ainda não decretaram o fim do home office.

A geração Z, por sua vez, que acompanhou essa mudança desde o início e aprendeu a trabalhar através do mundo digital, não quer mais voltar para o escritório. E agora? Foi pensando nisso que o Grupo Epic começou a criar metaversos corporativos para empresas, para proporcionar aos colaboradores um escritório virtual com o intuito de facilitar a comunicação e o trabalho em equipe.

O foco é ajudar as corporações a trazerem uma convivência social empática aos times remotos aumentando a eficiência dos processos. “Durante a pandemia, tivemos que fechar nossos escritórios. Depois de dois anos à distância, sentimos que a produtividade de trabalhos em equipe e a convivência social de nossos colaboradores caiu bastante. Resolvemos então desenvolver um escritório virtual gamificado para resolver essa questão. A ideia deu certo.

Ganhamos produtividade, começamos a chamar clientes para reuniões na plataforma, e eles se apaixonaram pelo modelo. Vimos que era uma necessidade do mercado, e não apenas nossa”, comenta Luiz Guilherme, Founder e CCO da Epic Metaversos. O foco é trazer produtividade para as equipes das gerações Y e Z que estejam trabalhando de forma remota.

“A plataforma e todos os serviços inseridos fomentam uma evolução digital na maneira que essas equipes trabalham, gerando motivação, engajamento e resultados. São gerações gamificadas, que, quando motivadas por um ambiente lúdico, tendem a aplicar a mesma eficiência da comunicação que efetuam em jogos online na comunicação com outros jogadores.

Como exemplo, o jogo-metaverso “ROBLOX” realiza mais comunicação entre os players do que o próprio WhatsApp. É assustador”, revela.

. Como funciona a plataforma – É literalmente uma réplica de um escritório real. Cada empresa terá o seu escritório, com salas individuais e de reunião, mesas e cadeiras, local para tomar um café, entre outras opções que podem ser personalizadas. Além disso, é possível que cada pessoa, com o seu avatar, consiga migrar para outros escritórios, encontrando cafeteria, universidade corporativa, cursos, biblioteca, teleconferência. Transferimos o real para o digital.

Também é possível que todas as reuniões remotas sejam realizadas por meio da plataforma. Tem a opção de seguir o colega, cochichar, conversar por câmera, além de diversas opções para deixar o avatar com a sua cara. Reuniões, treinamentos, processos ágeis, labs, eventos, campanhas de marketing, tudo que já fazíamos no presencial, agora levamos pro metaverso.

. Crescimento acelerado da startup – O Grupo Epic é FULL SERVICE. Criamos desde a estratégia até a implementação de soluções inovadoras, com foco no público jovem para médias e grandes empresas. Nossos criadores alcançaram mais de 50 milhões de pessoas. Com isso, o metaverso passa a ser uma nova plataforma para a implementação dessas inovações, produtos, serviços e conteúdos.

“Começamos em agosto de 2021. Hoje, já temos mais de 130 metaversos corporativos criados. A média de crescimento tem sido absurdamente alta, ultrapassando os 30% ao mês. Tivemos que expandir nossas equipes três vezes desde agosto. Estamos abrindo uma pequena rodada presencial para entrada de sócios investidores na expansão do negócio”, finaliza Luiz Guilherme. – Fonte e outras observações: (https://www.linkedin.com/company/epicmetaversos).