67 views 11 mins

Saúde Mental e Produtividade: 10 dicas para seus colaboradores trabalharem melhor

em Destaques
sexta-feira, 05 de novembro de 2021

De uns anos para cá, o movimento em prol da saúde mental ganhou espaço dentro de empresas e corporações. Não à toa, ela vem se provando ser tão importante quanto a saúde física de uma pessoa e é responsável por aumentar a produtividade e a sensação de bem-estar dos colaboradores. Infelizmente, o pontapé inicial para muitas empresas investirem em saúde mental foi a pandemia. Por exemplo, em apenas 1 semana de pandemia a procura no Google por serviços psicológicos e psiquiátricos aumentou em 49%!

Mas será que discutir saúde mental no ambiente de trabalho faz sentido? Até que ponto a função de uma pessoa influencia no seu bem estar? E o mais importante, quais ações você, profissional de RH ou líder de uma empresa, pode adotar para tornar a sua empresa um ambiente mais saudável?

O cuidado com a saúde mental se tornou constante na vida das pessoas e das empresas. De acordo com dados da OMS, estima-se que até o fim de 2020 cerca de 20% da população mundial terá sofrido com depressão ou com outros distúrbios relacionados. Logo, o dever das empresas de fornecer um suporte especializado para que os colaboradores se sintam amparados só cresce. E os dois lados saem ganhando nessa história: os funcionários se sentem bem para exercer as suas funções da melhor maneira e e empresa consegue manter a sua produção.

Além disso, de acordo com dados da OMS, a cada US$1 investido em saúde mental (prevenção e tratamento à depressão e ansiedade ), US$4 são revertidos em ganhos de produtividade. Além de um funcionário feliz ser 31% mais produtivo e poder vender 37% a mais, de acordo com dados da Universidade da Califórnia.
Se já era um ponto a ser discutido no planejamento estratégico do RH antes da pandemia do novo coronavírus, hoje é vital falar sobre saúde mental no ambiente de trabalho.

E o essencial aqui é pensar quais as melhores estratégias para prestar um suporte aos colaboradores. Passamos cerca de ? do nosso dia exercendo nossa função. Ou seja, esse tempo tem um peso grande no nosso contexto de vida e influencia na nossa saúde mental. Logo, é papel do RH entender quais são as principais influências no ambiente e garantir que o ambiente seja positivo para a saúde do funcionário.

Mais um dado da OMS aponta que um lugar de trabalho “ruim” afeta a saúde mental do funcionário e pode desencadear outras patologias, como: estresse crônico, dermatite, problemas gastrointestinais, queda de cabelo, desequilíbrios hormonais etc. Como já dito, a quarentena modificou muito a nossa rotina e a forma como trabalhamos. Hoje, para alguns, a casa e o lugar de trabalho se confundem, gerando uma mistura de ambientes de trabalho e descanso. Ou seja, é um desafio constante se manter saudável. O segredo aqui está em se manter organizado. Ou seja:

• Separar bem o local de trabalho e o de descanso dentro de casa;
• Ter uma lista de tarefas para cada dia;
• Evitar ficar de pijama/desarrumado o dia todo;
Nesse contexto, a empresa tem muitas opções de ações positivas para os funcionários, como:
• Promover mais reuniões em vídeo, em vez de texto ou chamada de voz;
• Incentivar que o funcionário mantenha o local de trabalho organizado;
• Promover palestras e conversas sobre saúde mental;
• Disponibilizar suporte psicológico.

Agora que já entendemos a importância da saúde mental para a produtividade em uma empresa. Confira algumas dicas que farão seus colaboradores trabalharem muito melhor:

  1. Adeque as metas de equipe – É muito importante ter um bom plano estratégico e definir boas metas para as equipes. Isso garante que a empresa cresça de forma sustentável. Porém, quando esses processos não são feitos da melhor forma, resultam em metas fora da realidade.

E isso pode deixar a sua equipe desmotivada, assim como gerar sinais de ansiedade e estresse pelo “mau desempenho” nas entregas. Portanto, adequar as metas e acompanhar os colaboradores para garantir que as expectativas estão de acordo com o seu potencial é um passo essencial para uma empresa mais saudável.

  1. Prefira calls rápidas a mensagens por texto – Comunicação é uma parte intrínseca ao trabalho em equipe. Quanto mais a comunicação for clara e assertiva, mais tarefas serão executadas em um menor tempo. Uma dica é buscar canais de comunicação interna que permitam resolver coisas simples do dia a dia sem a necessidade de uma call ou reunião.

O aplicativo Discord, por exemplo, tem a opção de entrar em salas específicas e optar por digitação ou mensagens de voz. No entanto, não deixe que a comunicação se torne automática e impessoal. Afinal, pessoas precisam de pessoas. Separe um tempo para fazer reuniões por vídeo e garantir que os seus funcionários se sintam como parte de uma equipe!

  1. Melhore a comunicação interna – Procure criar canais claros de diálogo entre os colaboradores e o RH. Quanto mais for fomentar a cultura do diálogo, mais dados se terá para atuar na saúde mental coletiva. Uma sugestão é criar uma rotina de acompanhamento das equipes e colher feedbacks dos mesmos sobre o ambiente, estresse no trabalho, relacionamento com pares e liderança. Vai ocupar parte considerável do seu tempo, mas os ganhos são imensuráveis.
  2. Demonstre disponibilidade para prestar suporte ao funcionário – Com um canal claro e diálogo estabelecido, a segurança do suporte é o próximo passo para zelar pela saúde do colaborador. Coisas como buscar detalhes dos stakeholders que cercam os funcionários, seus relacionamentos na empresa e garantir que o feedback seja ouvido e aplicado são dicas simples, mas que podem impulsionar a confiança do colaborador para com o RH.
  3. Incentive mudança de hábitos – Fazer campanhas em prol de hábitos mais saudáveis gera impacto na saúde física e mental. Causa mais disposição, atenção aos detalhes e energia para as tarefas cotidianas. Além disso, uma ótima ação é ceder uma cesta de frutas para lanches durante o dia a dia.
  4. Promova práticas de meditação e de exercícios físicos – No nosso atual cenário de isolamento social, as pessoas têm feito menos atividades físicas. Portanto, como RH, é nosso papel incentivar atividades que vão nos gerar ganhos futuros.
    Por exemplo, deixar marcado durante as semanas um momento de yoga, meditação ou alongamento com toda empresa.

Dar desconto em academias parceiras ou optar por o empréstimo de uma bicicleta ao invés do VT convencional (para os que escolherem) pode fazer uma grande mudança na rotina dos seus empregados.

  1. Crie sistemas eficientes de gestão de tarefas e prioridades – Quando destrinchamos nossas tarefas tudo fica mais fácil, certo? Então pensar em sistemas que ajudem o colaborador a se organizar com o tempo e definir suas prioridades a partir das prioridades do time ajudará na sua própria produção.

A melhor dica para este item é a implementação de algum software de gestão de tarefas para a empresa, como Trello ou Asana. Onde os colaboradores podem se organizar com as tarefas a serem entregues.

  1. Não exija “trabalho extra” só porque o colaborador está de home office – Determinar os limites do horário de trabalho com rigor (como se estivesse presencial) é essencial para garantir que o colaborador não se sinta pressionado ou estressado por uma carga de trabalho excessiva.
  2. Estabeleça uma rotina de monitoramento e discussões sobre saúde mental – Através de um dos produtos da Eurekka você pode estabelecer uma rotina de aplicação de testes diagnósticos para entender os possíveis indícios de equipes e indivíduos que possam precisar de acompanhamento especializado.
  3. Contrate uma empresa para te auxiliar no suporte à saúde mental – Por fim, se você chegou até aqui, sua empresa pode estar precisando das soluções da Eurekka para Empresas . Temos pacotes de terapia corporativa , possibilidade de aplicação de workshops e rodas de conversa com profissionais especializados. – Fonte e mais informações: (https://blog.eurekka.me/saude-mental-e-produtividade/).