80 views 7 mins

Saiba como o Business Analytics pode apoiar sua empresa na crise atual

em Destaques
terça-feira, 12 de maio de 2020

Marcelo Mendes (*)

Em resposta à pandemia do novo coronavírus, autoridades do Brasil buscam alternativas para lidar com o vírus e sua disseminação. O momento é de reflexão e comprometimento com o bem-estar geral, e qualquer ação que priorize a vida humana e impossibilite o aumento do contágio deve ser levada em consideração. Entre as principais medidas adotadas, está a interrupção do trabalho presencial em razão do decreto de quarentena, aplicado pela grande maioria dos estados, que proporcionou novos desafios para organizações de todos os tamanhos e segmentos.

Diante disso, muitas empresas têm encontrado dificuldades em se adaptarem a essa nova medida. No entanto, a tecnologia tem provado que pode ser uma grande aliada nesse momento. As empresas que já haviam iniciado sua jornada digital e viabilizado a possibilidade de atuação remota de suas equipes estão levando enorme vantagem neste momento. Existe uma clara vantagem também usufruída pelas empresas que já estão se valendo do uso maciço do Business Analytics (BA), que, nos últimos anos, conquistou um amplo espaço como plataforma de otimização e estratégia para as corporações.

O fato é que a utilização de Analytics realmente potencializa os resultados corporativos. De acordo com um estudo realizado pela Snowflake Computing e a Harvard Business Review, 89% dos profissionais do segmento varejista disseram que extrair uma informação mais qualificada ajuda a entender quais são as reais necessidades do cliente. Além disso, 79% pontuam que os dados melhoram a agilidade das tomadas de decisões.

Trazendo essa relevância para o momento atual, e refletindo sobre sua influência na área da saúde, setor obviamente fundamental para o enfrentamento do coronavírus, pode-se encontrar na tecnologia Analytics um agente absolutamente crucial, capaz de agilizar processos em tempo real, elevar o nível de assertividade de exames e análises clínicas, ajudar na melhor possível distribuição de recursos de apoio a pacientes críticos (médicos, remédios e equipamentos) e, principalmente, suportar a procura da cura através da descoberta e produção de vacinas e remédios, entre outras várias facilitações que podem ajudar a salvar milhares de vidas.

. A importância da criação da cultura de dados – Soluções de Business Analytics trabalham, fundamentalmente, com um universo de informações disponibilizadas, com o objetivo de transformá-las em insumos que beneficiem o gerenciamento do negócio. A empresa que coloca em prática uma política única de dados, os utilizando como base de trabalho para todos os departamentos, não só terá o engajamento de equipes alinhadas sob um mesmo objetivo, como deverá observar o aumento da produtividade em termos gerais.

O contexto econômico mundial atual está fragilizado, isso é um fato. E definir caminhos e novas estratégias correspondentes aos problemas vividos pelas companhias é o primeiro passo para superar os desafios provocados pela pandemia. Além de simples mudanças, a mentalidade dos líderes precisa acompanhar o imediatismo que o presente exige. Identificar as maiores carências e riscos é uma ação mais do que obrigatória, e, com o respaldo de dados aprofundados, terá muito mais chances de se obter os resultados desejados.

. Business Analytics como suporte a decisões estratégicas – Durante anos, os gestores tomaram decisões com base em sentimentos de intuição e experiências adquiridas previamente sobre o mercado em que se está inserido. Evidentemente, a influência do conhecimento conquistado ao longo de uma carreira profissional deve ser valorizada, mas não pode servir de parâmetro exclusivo na hora de agir. Principalmente em cenários dinâmicos e instáveis como o atual.

Análises preditivas oferecem informações concretas e consolidadas, diminuindo exponencialmente a chance de falhas críticas prejudicarem a visão sobre o negócio. A função do Business Analytics vai também além da geração de insights, seu uso pode, e deve, sustentar o planejamento estratégico das empresas. Trata-se de uma ferramenta cujo poder analítico é indispensável para executivos que desejam trabalhar com cenários e identificar o caminho mais adequado e seguro a seguir.

. A inteligência analítica e a eficiência dos resultados – Hoje, o que as empresas mais procuram no mercado são formas de contornar o caos gerado por conta do COVID-19. Por ter sido totalmente inesperado, é essencial para os executivos pautar as suas estratégias em dados, o que possibilita entender, de forma concreta, o que está acontecendo e mais importante ainda, o que pode acontecer dentro de sua empresa e no mercado como um todo.

Essa é uma alternativa extremamente recomendável em tempos onde a segurança e o uso responsável dos dados se consolidaram como aditivos de rapidez informacional e confiabilidade para tomada de decisões importantes.

Em resumo, as empresas que utilizam Business Analytics em sua gestão, normalmente conseguem ampliar seus resultados e aumentar a longevidade nos negócios. No cenário complexo de crise vivido atualmente e repleto de grandes riscos e desafios, essa tecnologia pode ser mais uma grande aliada, não só na busca de aumento de performance e eficiência, mas também na sustentabilidade do negócio.

(*) – É Diretor Comercial e Marketing LATAM da Keyrus.