99 views 46 secs

Revogação da norma que proíbe venda direta de combustível

em Destaques
quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

O presidente Jair Bolsonaro disse ontem (15), que está discutindo a possibilidade de revogação de norma da ANP que proíbe a venda direta de combustíveis aos postos. Ele defendeu novamente que seja autorizada a venda direta de etanol das usinas para os postos de combustíveis e também de outros derivados do petróleo. Segundo ele, isso poderia reduzir em cerca de 20 centavos o valor do litro do combustível.
“Não é apenas a venda direta de etanol para o posto de combustível, é de outros derivados também. Nós importamos óleo diesel, gasolina, por que não do porto ir diretamente para o posto de gasolina? Por que tem que viajar centenas de quilômetros?”, questionou. Atualmente, a norma da ANP estabelece que todo combustível deve passar por empresa distribuidora antes de chegar às bombas dos postos.
Bolsonaro está em contato com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, para tratar da revogação dessas normas. Ao falar sobre o trabalho das agências reguladoras, o presidente destacou que elas “são importantes, autônomas, mas não são soberanas”. Um projeto que libera a venda direta está tramitando na Câmara e já foi aprovado pela Comissão de Minas e Energia no fim de 2019.