84 views 2 mins

Reforma ‘pode trazer’ mais verbas para universidades

em Destaques
terça-feira, 14 de maio de 2019

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse ontem (14) que a aprovação da reforma da Previdência  poderia evitar que os recursos das universidades federais permaneçam contingenciados.

“A partir de setembro as universidades teriam que cortar. Então, a grita que está tendo é que em setembro pode faltar o recurso se não for descontingenciado. Daqui até lá, acho que vai ser aprovada a nova Previdência, a economia vai recuperar. Não ficamos parados, estamos buscando soluções e peço para as universidades buscarem também eficiência”.
Questionado se o MEC está livre de novo bloqueio de recursos, caso o governo federal anuncie mais cortes de gastos, Abraham Weintraub disse que vai conversar sobre o assunto com o ministro da Fazenda, Paulo Guedes. Diante da insistência sobre não ter a garantia de que a pasta estaria livre de novo contingenciamento, disse que “a única certeza na vida é a morte e os impostos”.
O ministro defendeu o fortalecimento da educação básica. Para ele, nos últimos anos o ensino superior foi priorizado no repasse de recursos. “A evolução do gasto total com a educação em relação ao PIB aumentou. Como? Com educação superior, principalmente nas universidades federais. Hoje o Brasil já gasta 7% do PIB com educação, vemos que foi um aumento nas universidades federais”.
“Na educação básica, ficou de lado, o ensino profissional ficou largado e os demais gastos, que são repasses, também aumentaram pouco”, afirmou. Weintraub avalia que é preciso dar atenção especial também ao ensino técnico. “O Brasil tem uma demanda muito grande pelo ensino técnico e não estamos atendendo”, completou (ABr).