114 views 2 mins

Pronatec e Ciência sem Fronteiras sofrerão cortes

em Destaques
terça-feira, 26 de maio de 2015

O MEC vai cortar vagas do Pronatec e do Ciência sem Fronteiras, de acordo com nota divulgada pela pasta, mas Programas de merenda e transporte escolar, além do Dinheiro Direto na Escola, destinado a melhorias nos centros de ensino, serão mantidos sem cortes. De acordo com a nota, o número de vagas ofertadas pelo Pronatec “será divulgado em breve”. O programa foi criado em 2011 para expandir a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país. Foi um dos carros-chefes na campanha da presidente Dilma Rousseff, quando anunciou que pretendia criar mais 12 milhões de vagas.

Um dos programas reduzidos dentro do Pronatec será o Sisutec, que seleciona para o ensino técnico estudantes que concluíram o nível médio com base nas notas do Enem. Não haverá edição no primeiro semestre, como geralmente ocorre. No ano passado, o programa ofereceu aproximadamente 580 mil vagas, somadas as duas edições.

O Ciência sem Fronteiras implementou 78.173 bolsas, de acordo com o site do programa. No ano passado a presidente Dilma renovou o CsF e garantiu 100 mil bolsas até 2018 além das 101 mil prometidas até o final de 2014.

“Para se adequar aos ajustes, o MEC vai priorizar atividades como a construção de creches. O Ministério também atua no sentido de garantir o os recursos de custeio necessários para garantir o funcionamento das Universidades e Institutos”, diz ainda a nota. Na Educação, o contingenciamento totalizou R$ 9,423 bilhões (ABr).