97 views 6 mins

Saiba o que é preciso para se tornar um trader

em Destaques
sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Qualquer pessoa pode ser trader, embora seja preciso algo mais para efetivamente ter sucesso nesse tipo de operação. Quando reúne as características tidas como ideais, a tendência é que o investidor possa identificar oscilações mesmo no curto ou no curtíssimo prazo. Consequentemente, seus resultados aparecem rapidamente e ele pode prosperar na Bolsa praticamente de imediato.

Esse é um cenário ideal para boa parte das pessoas: ganhar muito dinheiro de maneira rápida, aplicando em ativos que dão retorno em menos tempo. É o que resume a postura do trader. Entretanto, para conseguir essa façanha, é importante saber quais são os itens de fato influenciam no sucesso desse tipo de investidor.

. Conhecimento – Nem todas as operações resumem-se ao curto prazo. Da mesma forma como ocorre com investidores especializados em estratégias mais duradouras, o trader também precisa estar sempre se dedicando ao conhecimento, mesmo depois que já se inseriu no ambiente da Bolsa de Valores. Estudo é fundamental, uma vez que, como o próprio nome sugere, a renda variável não repete resultados.

Sendo assim, é preciso ter uma postura pró-ativa no sentido de estar sempre em busca de novos conhecimentos. Para ser trader, é importante ter a consciência de que cada novo dia exige novas abordagens. A empresa que gerou lucro no pregão anterior pode apresentar resultados ruins logo em seguida. Assim, sem uma boa base teórica, dificilmente é possível prosperar nesse mercado.

. Estratégia – Fundamental também é atuar de maneira criteriosa, explorando as características e as oportunidades que a Bolsa de Valores oferece. É preciso considerar especialmente o curto prazo e o curtíssimo prazo. Quem pratica o scalping, por exemplo, deve contar com uma estratégia bem elaborada e não tentar investir apenas de acordo com impressões, para mitigar riscos.

Dentre as estratégias mais conhecidas estão o já citado scalping, o swing trade e o day trade. Elas se diferenciam em relação ao período em que o trader precisa se manter posicionado. De acordo com aquilo que julgar mais interessante para seu perfil pessoal e com os conhecimentos adquiridos, o trader pode escolher entre se especializar em ações imediatas, cuja negociação dura algumas horas, ou então aplicar em ativos que serão comprados e vendidos em algumas semanas.

. Análises – Um bom analista é indicado para qualquer atividade, seja ela envolvendo dinheiro ou não. No que diz respeito aos investimentos, o ideal é que o próprio trader seja capaz de criar suas análises para não ter que depender da ação de terceiros. Isso gera ganho de tempo nas ações do dia a dia, além de permitir amadurecimento em relação ao mercado.

É preciso dominar o comportamento dos ativos, identificando motivos que levam às oscilações das empresas na Bolsa e suas implicações futuras. Para tanto, é possível contar com recursos como a análise técnica de ações e a análise fundamentalista, entre outras. O ideal é que o trader profissional seja um especialista nesse tipo de observação, uma vez que a partir de uma boa interpretação de dados ele será capaz de ir além de abordagens incentivadas por impressões.

Estratégias criteriosas, considerando o trabalho, a gestão e o mercado em que as empresas atuam, além de seu histórico de curto, médio e longo prazo na Bolsa de Valores são essenciais para o sucesso.

. Ferramentas – Para atuar como trader é indispensável contar com ferramentas capazes de ajudar na tomada de decisão e na simplificação de processos. Em relação a isso, vale ter atenção especial aos recursos que as corretoras de valores disponibilizam para seus clientes, como software para trade (www.genialinvestimentos.com.br).

Entre essas ferramentas estão soluções como o home broker, um sistema informatizado que funciona dentro das plataformas, no qual é possível enviar ordens de compra e de venda dos ativos. Quanto mais sofisticado for o home broker melhor para o trader que poderá investir com qualidade.

Além disso, é possível trabalhar com os chamados simuladores de investimentos que representam o ambiente da Bolsa para que o investidor possa praticar antes de efetivamente colocar seu dinheiro em jogo. Outra solução interessante é a carteira recomendada de ações, um documento que as corretoras oferecem para que o investidor tenha acesso às análises de especialistas que indicam onde investir. Fonte: (www.expertamedia.com.br).