78 views 2 mins

Pronatec Aprendiz é oportunidade para jovem no mercado

em Destaques
quinta-feira, 30 de julho de 2015

Houve queda de 3,4% na atividade industrial paulista na passagem do primeiro trimestre de 2015 para o segundo, de acordo com o As 15 mil vagas que serão ofertadas na primeira etapa do Pronatec Aprendiz, na Micro e Pequena Empresa, vão inserir os jovens no mercado de trabalho e podem garantir emprego após a fase de aprendizagem, disse o ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos.

“Minha experiência mostra que 80% [dos aprendizes] ficam e a empresa gosta muito de pegar um jovem com 14 anos que é aquele que ‘veste a camisa’. O primeiro emprego tem uma marca muito forte para aquele jovem, então ele tende à fidelização dentro daquela empresa e faz carreira”, disse Afif ao participar do Programa Bom Dia, Ministro, produzido pela EBC. “Na micro e pequena empresa esse jovem começa a enxergar alguns paradigmas de vida e passa a entender que ele pode ser até um microempreendedor”, completou.
A primeira etapa do Pronatec Jovem Aprendiz vai oferecer 15 mil vagas em 81 municípios com alto índice de violência e vulnerabilidade social, selecionados com base no Mapa da Violência. As micro e pequenas empresas terão benefícios na contratação de aprendizes e os jovens terão a formação técnica paga com recursos do Pronatec.
O ministro destacou que ao direcionar o programa para jovens de áreas com maiores índices de violência, o objetivo é evitar que os adolescentes se envolvam com o crime. O foco do programa são jovens entre 14 e 18 anos, matriculados na rede pública de ensino, que podem ter jornada diária de trabalho entre 4 e 6 horas (ABr).