70 views 43 secs

Programa combate o desperdício de alimentos

em Destaques
quinta-feira, 18 de julho de 2019

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, assinou ontem (18), o decreto que institui o Programa Municipal de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos.

O programa vai coletar alimentos em feiras livres e mercados municipais, que estejam em boas condições de consumo, mas que seriam descartados por não ter valor comercial, e doar para mais de 300 entidades assistenciais cadastradas no Programa Banco de Alimentos, da prefeitura.
“Já tínhamos um programa, em fase de testes, funcionando em dois mercados e sete feiras, tirando alimento bom que estava sendo desperdiçado e sendo mandado para os aterros. Só com esse programa piloto já conseguimos enviar 110 toneladas de bons alimentados para as entidades que estão cadastradas no banco de alimentos da prefeitura.
A meta agora é elevar de sete para 100 feiras, ampliando a quantidade de entidades que vão ser beneficiadas e, com isso, claro, a população que recebe esse alimento doado e distribuí­do por essas entidades”, disse Covas. O programa deve ter o alcance ampliado após essa segunda etapa e busca corrigir distorções: a obesidade por um lado, a desnutrição por outro, a abundância e o desperdício por um lado, e a escassez por outro (ABr).