88 views 6 mins

Holocracia: modelo de gestão sem a figura do líder ganha força

em Destaques
segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Atualmente há uma tendência de se criar modelos onde o papel da liderança é cada vez menos formal e importante. A “Holocracia” é a forma de administrar uma empresa onde a importância dada à estrutura hierárquica não existe e o poder é distribuído para todas as pessoas.

Mas não é simples implementar esse tipo de modelo de gestão em todas organizações, na opinião palestrante, consultor, pesquisador em gestão empresarial e professor da FECAP, Leonardo Fabris Lugoboni. Segundo o especialista as características da empresa podem facilitar ou atrapalhar a adoção.

Empresas de tecnologia e de serviço, por exemplo, se mostram mais adaptáveis a esse tipo de situação. Processos industriais, por sua vez, podem apresentar barreiras maiores para a aplicação deste tipo de modelo de gestão.

“Empresas que estão adotando metodologias ágeis caminham de certa forma para este modelo de gestão quando formam equipes que não possuem um “gestor formal” definido pela hierarquia da empresa. As pessoas podem assumir papeis de liderança em uma equipe e, ao mesmo tempo, não ter qualquer papel de liderança em outro projeto paralelo”.

. Modelos de gestão – Um modelo de gestão é a forma como a empresa se estrutura e se organiza. Compreende diversos aspectos da administração de uma empresa como, por exemplo, a forma como ela organiza departamentos, a cadeia hierárquica, processos, regras etc.

Um exemplo para melhor entendimento: quando a empresa escolhe que vai ter uma vice presidência de RH, significa que a empresa entende que essa área é muito importante e que vai ter uma cadeira nas discussões mais estratégicas da empresa. É possível encontrar empresas do mesmo segmento que possuem e não possuem vice presidências específicas.

A discussão também se aplica a empresas menores. Quando uma empresa de alimentos escolhe se vai vender apenas de forma física ou online, ela está optando por um modelo de negócio. As variáveis e opções são infinitas devido à grande variedade de combinação de possibilidades. Algumas ferramentas, como por exemplo o Business Model Canvas, ajuda os gestores a pensarem em alguns pontos importantes.

. Modelo ideal – Será que existe um modelo de gestão exemplar? É possível eleger um modelo de gestão “exemplar”, que funcione para quase ou todos os negócios? A resposta do especialista é: NÃO!

“Em Administração, estudamos as diversas decisões que podem ser tomadas. Assim, o gestor conseguirá escolher o modelo de negócio que se ajuste melhor à sua estratégia e mercado. Como o modelo de negócio é o resultado da combinação de dezenas de variáveis, cada empresa acaba apresentando um modelo de negócio diferente”, diz.

Uma alteração no posicionamento de mercado da empresa, por exemplo, vai exigir mudanças no modelo de gestão. É fácil perceber isso quando se compara empresas do mesmo segmento como no ramo de restaurantes e hotelaria. Um hotel que gostaria de oferecer mais serviços deve dar grande importância para a área de gestão de pessoas, pois a todo momento o hospede vai ter contato com algum funcionário do hotel.

Uma empresa que busca oferecer um serviço mais voltado ao público executivo também precisa se preocupar com seus recursos humanos, mas terá que ter muita atenção à infraestrutura do hotel como internet e salas de reunião. Cada escolha dessa exige um modelo de negócio diferente.

. Os modelos de gestão e a liderança – Quando se fala sobre os modelos de gestão e seus impactos na liderança, algumas discussões podem ser levantadas, como por exemplo, quanto o líder se envolve nas discussões e decisões.

Há exemplos onde as decisões são tomadas de forma mais autoritária reforçando a importância da presença e atuação do líder e há exemplos onde (pelo menos na estrutura formal da organização) a presença do líder não é percebida. “Mas entendam que isso não esgotam as opções. São apenas as duas opções de uma gama enorme de possibilidades”, finaliza Lugoboni.

Fonte: Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP).