85 views 7 mins

Previsões 2022 e o desafio da democratização da tecnologia

em Destaques
sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Nilton Hayashi (*)

Como será 2022? Espero que seja o ano em que se torne cada vez mais evidente que a tecnologia está agora à frente e no centro da sociedade e das nossas vidas. Grandes indústrias como manufatura, transporte e varejo já são impulsionadas pela tecnologia – que também está investindo mais em inovação. A pandemia deu um grande impulso à inovação e a tendência é acelerar a passos largos a democratização da tecnologia ainda neste ano.

A tecnologia está mais onipresente do que nunca e acredito que cinco tópicos-chave irão ditar o ritmo deste ano. O primeiro deles é que a distância dos termos “computação” e “computação de alto desempenho” estará cada vez menor. Consequentemente, vemos uma oportunidade do que chamamos de Computing as a Service (computação como serviço).

Soluções baseadas em uma arquitetura inspirada em quantum já estão sendo usadas na descoberta de novos fármacos, na indústria e na logística. A acessibilidade mais difundida da computação de alto desempenho (CAD) impulsionará a computação como um serviço e, assim, veremos a maior alavancagem dos simuladores para chegar o mais perto possível hoje dos avanços que a era quântica eventualmente entregará. O grande benefício dos simuladores é que eles não dependem apenas do hardware.

A indústria farmacêutica será um dos principais beneficiários, pois com a CAD mais acessível, juntamente com simulação quântica, será possível uma importante aceleração ao longo do processo de descoberta de medicamentos que, normalmente, levaria anos. À medida que a tecnologia se torna mais acessível, seu uso será mais difundido na resolução de tarefas cotidianas.

Além disso, o que é considerado CAD hoje será como o desktop doméstico daqui cinco anos. É assim que a tecnologia está avançando rapidamente. Para usuários regulares, não importa que tipo de tecnologia de computação é usada nos bastidores, desde que ajude a resolver os problemas do mundo real que eles estão enfrentando.

Um dos maiores beneficiários dos avanços da computação será o meio ambiente já que o ESG (sigla em inglês para meio-ambiente, social e governança) é, sem dúvida, um dos principais temas para 2022. Acreditamos em um crescimento exponencial do interesse nos negócios em torno da sustentabilidade. Os recursos da era quântica ajudarão a impulsionar a tecnologia que oferece um ambiente mais sustentável, como a busca de alternativas para substituir os combustíveis à base de carbono, por exemplo.

Também veremos as redes que transportam dados ficarem ainda mais rápidas. Estamos à beira de um avanço em termos de redes 5G e 5G privadas, como o O-RAN. A indústria de telecomunicações será alterada pela virtualização em nuvem. Ou seja, nenhuma previsão para 2022 poderia ser completa sem mencionar a AI – Inteligência Artificial. Veremos muito mais uso da IA na investigação e exploração de causas e efeitos e na simulação de problemas complexos – incluindo aqueles que podem ajudar a combater o aquecimento global.

Há um enorme hype em torno de IA – e com razão. Sua relevância em nossas vidas se tornará cada vez mais evidente. Não estou falando de máquinas que tomam decisões autônomas ou que controlam nossas vidas, mas sim de gêmeos de dados sintéticos – que algoritmicamente criam dados usados para desenvolver processos que têm um desempenho melhor do que seus equivalentes do mundo real, e depois passam esse conhecimento, levando a melhores resultados.

A chegada da computação quântica mudará a cara da segurança cibernética, mas isso ainda não vai acontecer. Um desafio para 2022, com certeza, será garantir que a segurança digital não reduza a velocidade com que os dados estão se movendo – enquanto ainda fornece a proteção necessária, é claro. Temos também de ficar de olho em tecnologias convergentes que se concentram na intersecção entre humanidade e tecnologia.

Esta categoria inclui tecnologias de biometria e machine learning que predizem o comportamento humano. Também trará muitos benefícios em áreas como varejo, segurança pública, saúde, reabilitação e até esportes. Em termos de onde os dados residem, as cargas de trabalho nativas da nuvem acelerarão em 2022. Já vemos sinais da próxima onda de adoção de nuvens.

É um grande movimento quando as bolsas de valores começam a se mover para a nuvem – que está mais pronta do que a maioria das pessoas pensa. Hoje, os processadores multi-core aceleraram o cloud e ainda há mais por vir na forma fotônica de silício. Isso permite uma transferência de dados mais rápida em distâncias mais longas – e ajuda a levar para casa a vantagem da nuvem.

Essas áreas-chave da tecnologia são um ponto focal para quem irá liderar o processo de acelerar a introdução de tecnologia. Isso impulsiona o crescimento e a inovação dos negócios que fazem contribuições significativas para a sociedade e beneficiam o meio ambiente.

O grande desafio deste ano é tornar a tecnologia valiosa para as empresas e para as pessoas, criando soluções facilmente consumíveis, tanto do ponto de vista da usabilidade, quanto em termos de acessibilidade. A solução é a democratização da tecnologia.

(*) – Édiretor de Serviços Digitais da Fujitsu do Brasil (https://www.fujitsu.com/).