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Praticidade e sustentabilidade: descubra os novos formatos que vão conquistar os consumidores

em Destaques
quarta-feira, 02 de agosto de 2023

Artur de Pretto (*)

Os novos formatos têm uma proposta de otimização e conveniência na vida dos consumidores.

A preocupação com a sustentabilidade ganhou força nos últimos anos, para os consumidores não foi diferente. Afinal, observamos uma crescente onda de inovação no setor de limpeza e cuidados pessoais, com marcas buscando incessantemente novas formas de atender às necessidades dos consumidores de maneira mais sustentável e prática. Segundo pesquisa divulgada em maio pela Associação Paulista de Supermercados, 95% dos brasileiros dão prioridade para produtos e serviços de empresas que investem em práticas sustentáveis. Por isso, a adoção de novos formatos tem se mostrado uma tendência marcante nessa busca contínua pela excelência.

No mercado de Personal Care, por exemplo, está a popularização de produtos em barra. Desde shampoos, condicionadores, e até mesmo desodorantes sólidos. Eles têm conquistado o coração dos consumidores com resultados eficazes, que não necessitam de embalagens plásticas.

Já no mercado de Home Care, outro formato que está ganhando espaço são os pellets, pequenos sachês com produtos concentrados que se dissolvem na água. Graças ao seu tamanho, é prático e fácil de transportar ou guardar, ajudando também nas dosagens. É possível aplicar este formato em detergentes, lava roupas, amaciantes e limpadores de superfícies.

A busca por praticidade também é um dos principais impulsionadores das inovações dos formatos. Para os consumidores que levam vidas agitadas e buscam soluções que se encaixam no seu cotidiano, os sprays são ideais. O lava-louças em spray que desenvolvemos otimiza a aplicação sem desperdiçar, sem a necessidade adicionar sal em sua formulação. Nessa mesma linha, os limpadores de superfícies em pó ganham em funcionalidade e serem fáceis de aplicar.

A personalização e customização são sinais dessa evolução guiada pela sustentabilidade. Afinal, as marcas estão se esforçando para oferecer produtos que se adaptem às necessidades dos clientes, indo desde formulações específicas como para tipos de pele ou cabelos até a criação de experiências únicas, com embalagens biodegradáveis, feitas a partir de materiais reciclados ou compostáveis.

Todo esse movimento, possui um poder transformador com oportunidades para as empresas estarem alinhadas com as expectativas dos consumidores. Um exemplo recente, foi o lançamento do perfume Daisy da Marc Jacobs em cápsulas, que traz ao mercado um produto em sintonia com essas tendências e dá sinal claro que estamos caminhando no mesmo caminho.

Esses são apenas alguns dos exemplos dos novos formatos inovadores que já podem ser encontrados no mercado ou que estarão disponíveis no futuro. Conforme, as prioridades e necessidades dos consumidores, as empresas devem se adaptar. Por isso, vamos continuar a promover novos formatos, inspirados pela sustentabilidade e assim, construir coletivamente um futuro melhor.

(*) É engenheiro químico e do Marketing da BASF para América do Sul