85 views 4 mins

Pix Automático: mercado aprova a nova modalidade lançada pelo BC

em Destaques
quarta-feira, 28 de junho de 2023

Para os profissionais que atuam no setor, o Pix Automático, com início previsto para abril de 2024, irá facilitar compras online, principalmente para empresas com modelo de pagamento recorrente

O Banco Central do Brasil (BC) anunciou a nova modalidade do Pix Automático, prevista para ser lançada em abril de 2024. A ferramenta funcionará como um facilitador de operações programadas de pagamento, como, por exemplo, contas de luz, água e internet, mas também poderá ser utilizada em outras contas recorrentes, como serviços de streaming, por exemplo. Especialistas da área e empresários que atuam com esse sistema de pagamento aprovaram a nova modalidade, que já estava sendo estudada pelo BC desde dezembro de 2021.

“O Pix Automático surge como um avanço fantástico para o desenvolvimento do Pix. Não só ele facilitará o dia a dia do brasileiro permitindo o débito automático de serviços como contas de energia e de escola, como facilitará o pagamento de serviços de assinatura como streaming.

É ótimo para o brasileiro pois ele pode facilmente programar pagamentos pelo aplicativo da sua fintech preferida e também ganha mais uma alternativa ao cartão de crédito. Potencialmente, o Pix Automático reduzirá o mercado de cartões de crédito na modalidade “card-on-file”, aquelas onde o varejista armazena os dados do cartão para cobranças futuras,”afirma Patrick McDougall Sterea, ex-Nubank e CEO da Drip, fintech que trabalha com soluções inovadoras para pagamento com Pix Parcelado.

O cronograma de lançamento do recurso foi debatido durante a 19a. reunião plenária do Fórum Pix, comitê consultivo que realiza testes sobre o sistema de pagamentos no Brasil. De acordo com o órgão, as regras do serviço devem ser lançadas em setembro de 2023. Já o desenvolvimento do sistema ocorrerá entre outubro deste ano e fevereiro de 2024, o que fornece um tempo de testes antes do lançamento para o público.

Como facilitador de pagamentos no mercado, o Pix Automático irá permitir que o valor de uma conta a ser paga seja debitado automaticamente. Conforme o Banco Central, o objetivo principal da ferramenta é garantir mais facilidade para pagamentos periódicos. Para a instituição, os débitos recorrentes no cartão de crédito não são acessíveis para parte significativa da população.

O Pix Automático permitirá que o usuário autorize pagamentos pelo aplicativo do banco, ou, ainda, por meio do QR Code e do Pix Copia e Cola. Isso retira a necessidade de autenticação de cada transação e também substitui a burocracia do débito automático, que é restrito geralmente a prestadoras de serviços públicos. Além disso, o Pix Automático também poderá ser utilizado em outras contas recorrentes, como, por exemplo, academia, escola, condomínio, serviço de streaming e clube por assinatura, entre outros.

Patrick McDougall Sterea, ex-Nubank e CEO da fintech Drip, o Pix Automático poderá ser consolidado como uma tendência cada vez mais presente em diversos tipos de negócios. “Hoje alguns processos de cobrança são extremamente manuais, o que gera uma experiência ruim para o pagador e mais custos para o recebedor. Em negócios onde o “card-on-file” era utilizado, o Pix Automático gerará economias de até 5% do valor da venda. Já em situações onde o débito automático não era possível, o consumidor terá mais facilidade e o prestador de serviço menor custo de cobrança”, afirma.