100 views 6 mins

5 dicas valiosas que todo engenheiro de custos deve saber

em Destaques
domingo, 03 de abril de 2022

Antonio Fascio (*)

O engenheiro de custos é um profissional que ganha cada vez mais importância na construção civil, uma vez que a margem de erro para orçamentos diminui cada vez mais. Dessa maneira, é necessário que este profissional conheça alternativas para otimizar o seu trabalho enquanto profissional.

Com o intuito de apresentar algumas dicas que direcionam o profissional a entregar um trabalho mais eficiente, fizemos esse artigo apresentando as 5 principais dicas que este engenheiro deve seguir. O que faz um engenheiro de custos? Trabalha com a gestão financeira de um projeto. Desse modo, trabalha diretamente com aspectos como estimativa, previsão de custo, controle de gastos, avaliação de investimentos e análise de risco.

De forma resumida, podemos afirmar que o engenheiro de custos trabalha para encontrar o equilíbrio ideal entre o tempo, gastos e qualidade do empreendimento a ser construído. Esse profissional é cada vez mais requisitado nas empresas de construção da atualidade.

  1. Tenha um projeto bem definido – Todo empreendimento deve ter um bom projeto para que todas as outras etapas consigam ser desenvolvidas de maneira eficiente. O projeto é o documento que contribui para uma boa execução da construção, pois contém informações sobre como deve ser executada cada parte da construção.
    Desse modo, é importante utilizar metodologias e ferramentas que tornam a elaboração do projeto mais eficaz, como o BIM.
  2. Saiba trabalhar com os outros setores – O engenheiro de custos deve ter jogo de cintura e competência para lidar com vários outros profissionais e setores relacionados à construção. Um deles está na relação com os projetistas, conversando e indicando materiais com melhor custo-benefício, questionando a utilização de certos materiais e ouvindo as justificativas pela escolha de um material ou outro.

Deve existir o respeito pelo trabalho, mas ao mesmo tempo deve existir o questionamento profissional em busca do melhor resultado possível. Além do projetista e setor de projeto, é importante que o engenheiro de custos se relacione de maneira harmônica com o planejamento, acompanhamento, entre outros.

  1. Evite o desperdício – Para melhorar o orçamento de obras é a relação com a execução dos empreendimentos, é importante que o engenheiro de custos ou orçamentista busque evitar o desperdício nos orçamentos e execução das obras.
    Isso pode ser alcançado de várias maneiras, como a adoção de medidas sustentáveis (como o Net Zero), que busca zerar a produção de carbono, luz ou energia na construção (E, quando possível, por que não os três).

Outra medida está na adoção de metodologias de construção off-site, como steel frame, que diminui a necessidade de construção in loco e gera menos resíduos, assim como reduz a utilização de água e outros elementos.

  1. Utilize novas tecnologias – Todos os dias surgem novas tecnologias aplicáveis na construção civil. Elas consistem tanto em novos equipamentos quanto em novos programas. Entre os novos equipamentos, destacamos drones e impressoras 3D.
    Para a redução de custos, os equipamentos citados como exemplo agem de modo a evitar a contratação de mão de obra e evitando o desperdício, respectivamente. Além disso, existem os programas (softwares).
  2. Tenha acesso aos melhores softwares de orçamento de obras – Os softwares são ferramentas essenciais para a elaboração de todos os tipos de etapas da construção, deste projeto arquitetônico, cálculo estrutural, até elementos de gestão de projetos, como planejamento, orçamento e documentos como Relatório Diário de Obras.

Entre os softwares que o engenheiro de custos deve ter maior intimidade, destacamos todos aqueles que são relativos à gestão, especialmente o orçamento de obras.

O profissional precisa destes softwares pois eles aumentam a integração com as tabelas de composição de preços, exigências do Tribunal de Contas de União e produção padronizada de documentos, como a memória de cálculo, elementos essenciais para a segurança jurídica da empresa é fator decisivo em concorrências de licitações públicas. Por apresentar todas essas características, o software OrçaFascio merece destaque a estes profissionais.

Além disso, possui integração com novas tecnologias, como o BIM (por meio do plugin OrçaBIM) e outros sistemas ERP. É possível elaborar orçamentos até 12x mais rápido. Sendo assim, o engenheiro de custos é um profissional muito importante para a construção civil nos dias atuais. Por sua importância, ele deve assumir diferentes responsabilidades e buscar melhorar a entrega do seu trabalho por meio das dicas que apresentamos ao longo deste artigo.

(*) – É CEO da 3F Group, empresa que contém a Orçafascio e a Orçafascio Prime, dois softwares focados no orçamento de obras de pequenas, médias e grandes empresas e órgãos públicos.