69 views 2 mins

Petrobras: teste no Campo de Mero aponta para grande resultado

em Destaques
quarta-feira, 03 de outubro de 2018

O teste de longa duração no Campo de Mero, no bloco de Libra, no pré-sal da Bacia de Santos, foi concluído pela Petrobras, apontando para “um grande resultado em águas ultraprofundas”.

Os resultados tecnológicos alcançados no período “foram fundamentais para obter dados de alta qualidade e reduzir as incertezas sobre o reservatório, o que permitirá a implantação acelerada de até quatro sistemas definitivos de produção em Libra nos próximos anos”.
A produção, operada pelo Consórcio de Libra, começou em novembro de 2017, foi realizada pelo navio plataforma FPSO [embarcação que produz, armazena e transfere petróleo] Pioneiro de Libra, a primeira unidade da Petrobras dedicada a testes de longa duração equipada para injetar o gás produzido. Durante os testes, o poço produtor interligado à plataforma atingiu a produção de 58 mil barris de óleo equivalente por dia.
A estatal informou que cada sistema terá capacidade de produzir até 180 mil barris de petróleo por dia. As tecnologias contribuirão também para o desenvolvimento seguro e eficiente dos próximos projetos da indústria mundial de petróleo e gás em águas ultraprofundas. Libra é um dos maiores projetos de produção de óleo e gás já desenvolvidos pela indústria offshore mundial. “A área apresenta reservatórios que estão entre os mais produtivos do país, com colunas de petróleo que alcançam até 400 metros de espessura – o equivalente à altura do Pão de Açúcar” (ABr).