89 views 2 mins

Personalidade do Ano da Time

em Destaques
quarta-feira, 09 de dezembro de 2015

A chanceler alemã, Angela Merkel, foi escolhida pela revista “Time” como a personalidade do ano, anunciou a publicação norte-americana.

A capa da revista mostra uma pintura com o retrato da líder alemã e os dizeres “a chanceler de um mundo livre”, em referência a suas políticas de acolhimento de refugiados diante da maior crise imigratória já registrada desde a II Guerra Mundial. No total, cerca de 1 milhão de pessoas devem procurar asilo no país até o final de dezembro.
A “Time” lembrou que ela ainda conseguiu liderar a União Europeia (UE) em meio a crise da eurozona de forma bem sucedida. “Ela liderou a região por meio de não uma, mas duas crises que poderiam significar o fim da união que manteve a paz no continente [europeu] nas últimas sete décadas”. Segundo a publicação, “2015 marcou seu décimo ano como chanceler de uma Alemanha unificada e líder de fato da União Europeia (UE)”.
Faz 29 anos desde que a revista escolheu uma mulher como a personalidade do ano. A última vez foi em 1986, quando Corazon Aquino, a primeira presidente das Filipinas, conquistou o título após liderar uma revolução democrática no país. Abu Bakr al-Baghdadi, líder do grupo jihadista Estado Islâmico, ficou em segundo lugar. Segundo a “Time”, “o líder do EI exporta violência extrema e distorce a religião ao redor do mundo”(ANSA).