72 views 2 mins

Para Temer, “o Brasil não tem tempo a perder”

em Destaques
quinta-feira, 29 de junho de 2017

Em evento comemorativo de um ano da Lei de Responsabilidade das Estatais, o presidente Michel Temer e o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, disseram que as estatais brasileiras estão cumprindo o cronograma previsto

para a aplicação da nova legislação, e que Banco do Brasil, Petrobras e BNDES já se adaptaram integralmente às novas regras antes do prazo previsto, já sendo possível perceber redução da dívida e no aumento do valor de mercado das estatais.
O presidente voltou a falar sobre o atual momento político e defendeu que o Brasil precisa continuar funcionando. “O Brasil não tem tempo a perder”, disse. “Não podemos deixar que nada impeça que o Brasil continue respirando”, completou. Sobre a Lei das Estatais, reiterou que a falta de responsabilidade com as contas, tanto nos governos como nas empresas, na busca por “aplausos fáceis”, é o que destrói as empresas e corrompe as instituições brasileiras.
A Lei das Estatais estabeleceu novas regras para nomeação de diretores e conselheiros, como a proibição de que dirigentes partidários, ocupantes de cargos políticos ou políticos que disputaram eleições recentes ocupem diretorias ou conselhos. Por meio dessa restrição, busca-se evitar que sejam feitas indicações políticas para o comando das estatais. Segundo Temer, foi tomando esses cuidados que a Petrobras conseguiu sair de um prejuízo de R$ 3,8 bilhões para um lucro de R$ 4,8 bilhões no período de um ano.
O ministro Dyogo Oliveira disse que as “três das maiores empresas já cumpriram integralmente todas as determinações”, referindo-se ao BB, BNDES e Petrobras (ABr).